Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de agosto de 2009

UFCG promove Festival de Teatro e Dança em Cuité



Neste domingo e segunda-feira, 23 e 24, dentro da programação do 3º Festival Universitário de Inverno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), promovido pelo Centro de Educação e Saúde (CES), acontece o Festival de Teatro e Dança. Nestes dois dias, no Teatro Municipal de Cuité, oficinas e apresentações de peças teatrais serão oferecidas à comunidade acadêmica e regional.

O evento será aberto oficialmente na terça-feira, 25, com atividades artístico-culturais e palestra proferida pelo prefeito da capital, Ricardo Coutinho.

Até o dia 29, dezenas de atividades serão realizadas no campus Cuité da UFCG promovendo maior interação entre a universidade e a comunidade, também contribuindo para a criação de um calendário turístico e o desenvolvimento das atividades culturais do Curimataú paraibano.

Um dos maiores festivais universitários de cultura e arte promovidos por uma universidade no Nordeste, o de inverno da UFCG tem uma vasta programação com atividades que oportunizam uma maior participação do público não-universitário. ?A população, em especial o aluno do Ensino Médio, tem oportunidade de conhecer e sentir o ambiente universitário. Um bom momento para o encantamento e, quem sabe, o despertar para buscar o ingresso num dos nossos cursos de graduação?, considerou o diretor do CES, Ramilton Marinho.
Ascom
Foto:pbnoticias

70 mil paraibanos têm dinheiro do Plano Collor


Cerca de 70 mil paraibanos que possuíam cadernetas de poupança, que foram confiscadas pelo Governo Fernando Collor de Melo no período entre 1° e 30 de abril de 1990, podem recorrer à Justiça para recuperar os valores perdidos repentinamente, sem nenhum aviso. Cada um dos proprietários de poupança tem direito a receber, no mínimo, cerca de R$ 4.877,00.

Foi o que informou, ontem, Ednilson Almeida de Souza Filho, da Consultoria Jurídica Cantoni Revisões, que funciona em João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Guarabira. Os interessados têm prazo até o mês de abril do próximo ano para recorrer à Justiça e ter os prejuízos ressarcidos.

Durante o ‘Plano Collor I’, as cadernetas de poupança foram confiscadas e muitas pessoas perderam tudo. “Além disso, o Plano também congelou a correção da poupança, que seria na época de 44,8%. Para buscar o direito junto ao Judiciário não é necessário que a conta poupança esteja ativa, basta que o possuidor procure a agência na qual detinha a conta poupança na época e solicite um extrato dos meses de março a junho de 1990”, disse Ednilson.

Ações contra os bancos

De acordo com o Cantoni Revisões João Pessoa, as pessoas que foram prejudicadas também devem recorrer à Justiça e entrar com ações contra os bancos privados e públicos, onde possuíam as poupanças.

O prazo para buscar o ressarcimento dos prejuízos vai até o mês de abril do próximo ano. “Mas, quanto antes o poupador ingressar com ação judicial, maiores serão os juros que terá a receber. Cada um dos proprietários de poupança tem direito a receber, no mínimo, cerca de R$ 4.877,00”, garante Ednilson.

O ‘Collor I’, lembrou, foi o nome dado às reformas econômicas e planos adotados durante os anos 90 que tinham por objetivo a estabilização da inflação e o desenvolvimento do país. As medidas combinavam a liberação fiscal e financeira com medidas radicais para estabilização da inflação, mas acabaram fracassando.

Quem é?

Concluiu informando que a Cantoni Revisões é uma empresa de consultoria jurídica, que atua desde o ano passado na Paraíba, onde ajuizou mais de 2.500 ações e recuperou mais de 2,7 milhões de reais dos paraibanos com o plano verão.

Edson Verber

Aos concluintes de Enfermagem da turma pioneira da UFCG – campus de Cajazeiras.



22 de Julho de 2009

Inácio A. Torres


Oração proferida pelo professor Inácio Andrade Torres, colunista do www.pbnoticias.com e do nosso garimpandopalavras, por ocasião da aula da saudade da turma de Enfermagem da UFCG.

Meus estimados afilhados.


Agradeço-lhes pela escolha de meu nome para paraninfá-los. Fico-lhes agradecido e, ao mesmo tempo, não posso deixar de reconhecer que este gesto corresponde certamente ao esforço, respeito e dedicação que tenho para com todos vocês. Por outra parte, vocês dão um exemplo de honradez, dignidade, independência e autonomia, ao escolherem seus homenageados de forma espontânea, justa e por méritos.

Reforço aqui, aquilo que sempre defendi em sala de aula: a liberdade e a independência são princípios inegociáveis. E vocês, ao cumprirem esse ensinamento, já iniciam-se na profissão demonstrando competência, elevado caráter e consciência profissional. Portanto, merecem a louvação de todos.

Lembro muito bem de quando e como vocês aqui chegaram!. Eram trinta estudantes provenientes de meios sociais, emocionais e intelectuais diversificados. Alguns vindos de escolas públicas, outros de escolas priva

das. Hoje, essa turma constitui-se de onze. Agora todos reconhecidamente graduados em uma universidade pública renomada. Nem por isso, realço, esqueçam do tempo de educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. Cada um desses professores do passado, mesmo ausentes e distantes, separados pelo tempo e espaço, contribuíram para que esse momento aqui celebrado acontecesse.

Também, não esqueçam dos dezenove colegas que razões variadas buscaram outros horizontes. O importante é que vocês continuem com a convicção que realmente escolheram o curso desejado. A nós que fazemos a universidade, compete avaliar causas dessa evasão. Não se pode naturalizar esse fato, tampouco atribuir-se ao pioneirismo, porque antes deste tivemos tempo para construção de um planejamento que estimulasse ou promovesse a atração e nunca a “repulsa”. Naturalizar fatos é sempre arriscado. É como diz o poeta alemão Bertolt Brecht: “Nunca digam – isso é natural! Diante dos acontecimentos de cada dia. Numa época em que reina a confusão, em que corre o sangue... em que o arbítrio tem força de lei, em que a humanidade se desumaniza... nunca digam: isso é natural! A fim de que nada passe por ser natural.

Como enfermeiros, portanto educadores, nunca esqueçam de defender a Educação básica tão duramente machucada no Brasil. É que o saber tornou-se mercadoria de consumo para quem dispõe de dinheiro. Quem tem mais tem melhor escola. Quem sabe pode. Quem sabe manda. É assim que tem sido ensinado aos estudantes brasileiros. E o caminho mais acertado para se elevar a educação de um país não é bem esse. Conheço um moço que disse ter cursado direito em uma faculdade particular, não para exercer o ofício, mas para ter “autoridade”. Ledo engano, lamentável ignorância para quem é da área. Outro disse-me que desejava ser médico porque o pai também o era, acrescentando que, sendo médico, poderia ter sucesso como político. Grande equívoco, pois a medicina é uma profissão de alta relevância científica e social, portanto nunca deverá ser entendida como amparo para o alcance de cargos políticos.

Nas minhas aulas sempre enfatizei que a autonomia, a humanização, a consciência profissional e a autoridade científico-moral são os quatro pilares básicos da formação acadêmica. Disse-lhes que acreditassem na pedagogia que ensina o caminho da verdade, da justiça, da honestidade, da beleza e da bondade. A pedagogia que, sem perder a ternura, saiba estabelecer limites e mostrar a importância do não.

O educador escocês Alexander Sutherland Neill ficou famoso por defender a liberdade das crianças na educação escolar. A sua pedagogia fundamenta-se no princípio de que a prática da liberdade tem eficácia educacional e reabilitadora. Na sua opinião devem ser abolidas a disciplina imposta pelo professor e a pregação moralista. Ou seja: os estudantes procuram se autogovernar. Aqui, pelas queixas que escutei de vocês durante o curso, e pelas promoções que sozinhos fizeram e continuam a fazer, parece-me que o método de Neill fora exercitado, portanto palmas para vocês e para os docentes.

Ainda conforme Neill, o desenvolvimento emocional é mais importante do que o intelectual. Este acaba ocorrendo no ritmo de cada aluno. Para ele, a ênfase no disciplinamento e o desprezo pela educação emocional explicam a facilidade com que emergiram sentimentos indomáveis de ódio e crueldade, na Alemanha nazista.

De fato, não se pode privilegiar o aspecto intelectual de aprendizagem em detrimento da formação moral. Lamentavelmente a maioria das faculdades no Brasil nem sequer consegue um bom desempenho na transmissão do saber fazer, imagine-se como anda a deficiência quanto as tendências dos outros saberes, como por exemplos: o saber conviver e o saber ser. Esses são desafios que, para vencê-los, a universidade precisa criar espaços que permitam uma discussão livre e prazerosa, onde possam ser debatidos com profundidade temas relacionados com cidadania e solidariedade.

Neste instante, provavelmente, alguns de vocês tem em mente um dilema: o mercado de trabalho. São profissionais demais para vagas de menos. Mas é preciso lembrar que o mundo está se transformando. Estima-se que muitas profissões desaparecerão. Outras tantas surgirão. Permanecerão aquelas que têm relevância social. A enfermagem é uma delas. Lembrem-se sempre que a enfermagem é ciência e profissão. Como Ciência tem consagração própria, na medida em que tem demonstrado com competência e habilidade respostas aos grandes dilemas da população e respondido a inúmeras perguntas do meio acadêmico. Como profissão, pela participação inquestionavelmente referendada pelo povo através da participação de seus trabalhadores nos programas públicos e coletivos, nos serviços, gestão e academias.

Permaneçam amigos e não se divorciem da ciência e da universidade. Sejam aprendizes permanentes e defendam profissão escolhida. Acolham os pacientes e procurem ser justos, equilibrados, ponderados, competentes e habilidosos.

A mídia tem divulgado um pensamento apócrifo que diz: quem move o mundo não são as respostas, mas sim as perguntas. Rainier Maria Rilke, escritor alemão, diz: “Seja paciente com tudo o que não há solucionado em seu coração e procure amar as próprias perguntas. Não procure as respostas que não podem ser dadas porque não poderia vivê-las e o que importa é viver tudo. Viva as perguntas agora talvez gradativamente e sem perceber chegue a viver algum dia distante das respostas”.

Queridos afilhados, certamente o momento exigisse palavras mais cândidas, amáveis, delicadas e amenas, mas preferi que fosse assim, bem ao meu estilo. Por fim, recomendo-lhes que reflitam sobre essa última carta de Olga Prestes, onde já abatida, oprimida e injustiçada, mesmo sem medo e sem ódio, escreveu: “Lutamos pelo bom, pelo justo, pelo melhor do mundo”. São exemplos de guerreiras como essa que nos fortalecem os ânimos, a coragem e a dignidade. Com um abraço fortíssimo. Inácio Andrade Torres.

*Texto escrito, apresentado e distribuído por ocasião da aula da saudade dos concluintes da primeira turma de Enfermagem, da Unidade Acadêmica Ciências da Vida, da Universidade Federal de Campina Grande, acontecida em 21 de agosto de 2009, ministrada pelo Professor e Educador Inácio Andrade Torres.

Novo Estatuto do Torcedor prevê pena de reclusão para cambistas


Caso o novo estatuto do torcedor seja aprovado, cambistas ou pessoas que comercializem ingressos pelo preço superior ao do estampado no bilhete ou que desviem ou facilitem a venda de entradas de convites poderão ser condenados a pena de um a quatro anos de reclusão. O projeto tramita no Senado.

O trabalho de cambistas na porta dos estádios é um dos maiores problemas na venda de ingressos para o Ministério do Esporte. E é criticado também por Walter Balsimelli Neto, um dos donos da BWA, empresa responsável pela Ingresso Fácil, que detém a venda de ingressos em cerca de 90% dos estádios do Brasil. “Torcedor faz questão de comprar ingresso na mão de cambista, que não é posto oficial. Ele é parte do crime também.”

Para o jornalista esportivo Juca Kfouri, o problema dos cambistas envolve também outras esferas do mundo futebolístico. “Há uma cumplicidade entre quem vende e quem promove o espetáculo e esses cambistas. São as mesmas pessoas. É um grande esquema que frauda o cofre do clube e que beneficia o bolso do cartola [dirigente do clube]", afirmou.

Segundo Kfouri, cambistas há em toda parte do mundo, mas no Brasil eles se diferenciam por serem “cambistas em consignação”. “Os ingressos que, em tese, deveriam 'morrer' na mão dele, ele [cambista] devolve e é ressarcido. O cambista, pelo mundo afora, corre pelo menos um risco: se a procura não for aquela que ele imagina, ele começa até a vender ingressos a preços mais baixos do que comprou para não ficar com todos os ingressos. Aqui não. O cara não baixa o preço, no máximo ele chega ao preço [real] do ingresso. Se não conseguir vender, ele devolve na bilheteria”, criticou o jornalista.

Segundo o assessor-chefe da Fundação Procon em São Paulo, Carlos Augusto Coscarelli, as soluções para evitar que os ingressos fiquem nas mãos de cambistas passam pela “identificação do consumidor nos ingressos e a comercialização individualizada”. Ele também defende que o torcedor compre os ingressos diretamente nos postos de vendas oficiais, disponibilizados pelo clube mandante da partida.

“Até nos países de primeiro mundo você encontra a atividade de cambista. Mas, no momento em que ele passa a desempenhar um papel principal na comercialização dos ingressos, é que isso se transforma numa coisa muito preocupante”, afirmou o promotor Rodrigo Terra, do Rio de Janeiro.

Na opinião do promotor, uma das causas desse problema é a falta de profissionalismo na comercialização dos ingressos. “E isso acontece porque o clube, de certa forma, impede que o organizador do evento, que é um dirigente do clube, seja responsabilizado”, reclamou.

Para Juca Kfouri, outro defensor do clube-empresa, as sanções ao cambista previstas no Estatuto do Torcedor podem até ser consideradas um avanço, mas ainda são menos importantes do que a punição aos famosos cartolas do futebol.

“É menos importante que haja punição ao cambista e mais importante que haja punição a quem é cumplice do cambista, a quem o acoberta e a quem o alimenta. Você vai pegar o cara visível que está ali no asfalto vendendo ingresso. Mas o cara que está por trás dele, que é o dirigente, escapa incólume.”

O Estatuto do Torcedor, criado em 2003, sofreu alterações e já foi aprovado na Câmara dos Deputados e na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Falta ainda ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário pelos senadores, seguindo depois para sanção do presidente da República.


Agência Brasil- Foto:pbnoticias.com

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 22/08/09 – Sábado

O ESPLENDOR DE JESUS.

Diz Gibran: “Há 20 séculos os homens adoram a fraqueza na pessoa de Jesus e não compreendem Sua força. Jesus não viveu como um covarde. E não morreu se queixando. Viveu como um revolucionário. E foi crucificado como um rebelde. Não era um pássaro de asas partidas, mas uma tempestade violenta que quebra todas as asas tortas. Não era uma vítima de seus perseguidores e não sofreu nas mãos de seus executores. Jesus não desceu ao mundo para destruir nossas casas e construir conventos, veio insuflar uma alma nova e forte, que faz de cada coração um templo e de cada ser humano um sacerdote.”

Que Deus esteja conosco e até segunda-feira.



Easta coluna é publicada simultaneamente com o www.pbnoticias.com

FIP inaugura Clínica Escola de Odontologia, que atenderá crianças até 12 anos






As Faculdades Integradas de Patos (FIP) inauguraram na noite desta sexta-feira 21 sua Clínica Escola de Odontologia, que, além de servir de laboratório para discentes de graduação e pós graduação, atenderá crianças até 12 anos de idade, para as quais serão oferecidas diversas atividades educativas, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor (Gel e Verniz), selante e restauração de pequenas cáries sem uso do motor.

A Clínica Escola foi denominada Geralda Freire Medeiros, numa homenagem póstuma à odontóloga e ex-prefeita de Patos, que por mais de vinte anos cuidou da saúde bucal dos patoenses, segundo seu filho Bertrand Freire, que discursou representando a família. O anfitrião João Leuson Palmeira, presidente da FIP, disse ao pbnoticias que a Clínica permitirá os alunos aprenderem na prática o que é repassado em sala de aula. Como também permitirá a extensão dos serviços de odontologia para a comunidade ao realizar trabalho de saúde bucal com crianças de 0 a 12 anos.

A Escola de Odontologia, com 2.700m2 de área construída, está dividida em três pavimentos. São três grandes clínicas, cada qual dotada de vinte gabinetes odontológicos, dois centros de radiologia, laboratórios, bloco cirúrgico interligado com auditório com capacidade para 100 lugares, “onde os alunos poderão assistir em tempo real procedimentos cirúrgicos, um projeto elaborado pela Gnatus, fornecedora dos equipamentos, tudo dentro do mais alto controle de qualidade na esfera da odontologia existente no Brasil”, explicou João Leuson.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que prestigiou a inauguração da Escola de Odontologia, que por sinal desde o semestre passado já vem atendendo a comunidade, disse que depois da reestruturação da FIP houve acentuado crescimento e desenvolvimento da cidade, com o ensino de qualidade e cada vez mais abrangente, atraindo muita gente que acaba se instalando em Patos. Nabor adiantou que o Município está fechando diversas parcerias com a FIP que vão aprimorar as condições de um trabalho que o Município pretende desenvolver. Citou, por exemplo, na área de saúde, com abertura total para estagiários da FIP aprimorar seus conhecimentos.

“Acho que a cidade de Patos, com essa grande contribuição da FIP, poderá ser comparada a cidade como São Carlos e Ribeirão Preto, importantes centros de educação superior, na sua devida proporção”, assim se expressou Roberto Hugo, representante da Gnatus, que elogiou a postura empreendedora do presidente da FIP, João Leuson Palmeira.

Após conhecerem as instalações da Escola de Odontologia os convidados, dentre eles Marcos Eduardo, presidente do Legislativo patoense e diversos odontólogos de Patos, participaram de um coquetel oferecido pela FIP.


Fonte: pbnoticias.com

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Funes realiza Festival de Violeiros


A Fundação Ernani Satyro será palco do 6º Festival Regional de Violeiros. Uma iniciativa do Poeta Jomaci Dantas (Lola). Várias duplas de violeiros se apresentarão neste momento de grande importância para o cultivo e registro da viola e do repente na terra de Miguel Satyro.
Na oportunidade, várias personalidades ligadas a esta manifestação cultural, receberão o troféu Silvino Pirauá de Lima, patoense, que foi o popularizador do romance rimado no Nordeste e, segundo Câmara Cascudo, foi o introdutor do folheto de cordel no Brasil. O troféu também trará homenagem In-Memoriam a Cesário José de Pontes, que foi um grande Violeiro das Espinharas. O Festival acontecerá no dia 25, terça-feira, às 19:30h, na Fundação Ernani Satyro.

Assessoria de Comunicação

Acidente


Por volta das 11hs10, dessa manhã de quinta (20), um gravíssimo acidente foi registrado às margens da rodovia federal BR-230, Km-496, entre os sítios: Santo Antônio e Zé Dias, zona rural de Cajazeiras ao qual um veículo VW Gol, cor verde, placas: HWD-9070 – Boa Viagem/CE de propriedade do motorista José Simão, 29 anos, residente em Boa Viagem, no Estado do Ceará, perdeu o controle e desceu um abismo de cerca de 20 metros, deixando para trás um rastro de destruição pelo caminho.
Com o motorista, estavam outras quatro pessoas que seguiam de Boa Viagem para Riacho dos Cavalos, no Estado da Paraíba, entre eles: Otacílio Teodoro de Sousa, 59 anos, sofreu ferimentos leves, Raimundo Pereira Lemos, 75 anos, aposentado, que veio a óbito ao dar entrada no Hospital Regional de Cajazeiras socorrido pelo Corpo de Bombeiros local, Francisco de Sousa Santiago, 71 anos, sofreu ferimentos leves, sendo liberado em seguida, porém permaneceu no HRC fazendo companhia para os demais envolvidos, Sabino Teodoro de Sousa, 69 anos, foi atendido e permanece em observação, todos são residentes em Boa Viagem/CE. Segundo informações colhidas no interior daquela Casa de Saúde, o veículo havia sido fretado para a referida viagem de visita á parentes, mas devido uma tentativa de desvio de outro veículo uma caminhoneta Hilux que trafegava sentido Sousa para Cajazeiras, após fazer uma ultrapassagem ocasionando o trágico ocorrido.

FolhaVip

Arquivo do blog