Compromisso com a verdade dos fatos
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Adeus a Carleusa
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Esclarecimentos sobre gripe suina
de porco e seus derivados.
Ela é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de tosse,
espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas.
* Até o momento, não há confirmação de circulação desse virus no Brasil
e todas medidas estão sendo tomadas no sentido de prevenir
a entrada da doença no país. Há 36 casos monitorados e dois suspeitos, todos monitorados pelos órgãos de saúde.
* Os postos da ANVISA nos portos e aeroportos
estão monitorando os passageiros que chegam dos países atingidos.
* Se for viajar para algum dos países com circulação
confirmada do vírus,
atenda às recomentações dos governos locais e procure mais informações
no site do Ministério da Saúde:
http://www.saude.gov.br/
* Viajantes procedentes de um desses países,
caso apresentem febre alta repentina (maior que 38ºC) e tosse,
acompanhada ou não de fortes dores de cabeçoa, musculares, nas articulações
e dificuldade respiratória, em um período de 10 dias após saírem de
área afetada pela influenza suína, devem procurar assistência médica na
unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional da saúde
seu roteiro de viagem.
* O Brasil está preparado
para atender os casos suspeitos e manterá a
população bem informada.
http://www.saude.gov.br/
Disque Saúde: 0800 61 1997
SUS
Agência Nacional de Vigilância SanitáriaMinistério da Saúde
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Inauguração e festa em Santa Luzia no Dia do Trabalho

Morre mãe do professor Bonifácio
terça-feira, 28 de abril de 2009
José Maranhão apresenta projeto que cria centros vocacionais

“O ministério vai trabalhar em parceria com o governo do Estado, com o Parque Tecnológico e com a Universidade Federal de Campina Grande para viabilizar o projeto, para que ele seja colocado em marcha o mais rápido possível”, afirmou o ministro Sérgio Machado.
De acordo com o governador, o CVT nos municípios paraibanos vai permitir a difusão do conhecimento científico e tecnológico para as áreas de processo produtivo, por meio das unidades de ensino e profissionalização. “Será criado para dar condições de acessibilidade digital ao cidadão carente. Com isso, as chances de empregabilidade nos municípios beneficiados e suas regiões vizinhas vão aumentar”, destacou.
“O projeto vai implementar equipamentos extremamente importantes para promoção e desenvolvimento local das regiões contempladas. O CVT vai ter condição de treinar, capacitar e gerar mão de obra qualificada, olhando para as vocações regionais de maneira que essas pessoas possam empreender e desenvolver seu próprio negócio e participar de maneira mais ativa dentro da cadeia produtiva local”, explicou a diretora do Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Procópio.
Maranhão afirmou que vai apoiar o projeto. “Essa entidade faz a gestão e a articulação dos CVTs com os entes públicos. Eu considero fundamental para o desenvolvimento do Estado. A Paraíba tem de se inserir de forma definida na inclusão digital, no domínio das tecnologias. E a audiência de hoje nos trouxe uma boa pedagogia, a de que nós devemos procurar o caminho do Congresso Nacional para consignar recursos definitivos para levar á frente todos esses sistemas”, completou o governador.
De acordo com o governador serão criados, 15 centros nas várias regiões. “Mas isso não é um projeto fechado, ele está aberto a muitas ampliações, tantas quanto forem necessárias e surgirem do interesse da comunidade e da sociedade”
Estiveram presentes os deputados federais Wilson Santiago (PMDB) e Marcondes Gadelha (PSB); os prefeitos Lavoisier Dantas, de São João do Peixe, Dona Dida, de Itabaiana e Euda Fabiana Venâncio, de Cuité. Também participaram da reunião o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz, a diretora Geral do Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Procópio Garcia, e secretários municipais das cidades contempladas com o CVT.
Difusão de Conhecimento
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.
Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos. Até o momento, o Ministério da Ciência e Tecnologia apoiou a criação de 236 CVTs, instalados em todo o Brasil desde 2003.
Homem tem moto roubada no centro de Patos
Receita amplia horário noturno para entrega de declarações

Ministério da Saúde monitora caso suspeito de gripe suina no RN

A identidade do paciente não foi revelada, mas o MS admite que os sintomas são semelhantes aos da doença.
Um ou dois?
A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirma apenas um paciente sendo monitorado com suspeita de gripe suína no Estado.O órgão já enviou ao Ministério da Saúde um pedido de esclarecimento sobre a nota divulgada na noite desta segunda-feira 27, que apontavam dois casos sendo acompanhados no estado.De acordo com a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, o paciente é potiguar e está internado em um hospital particular.“Está todo mundo pressionando e ele está começando a negar informações”, disse a representante da secretaria.Juliana Araújo não apresentou mais informações para preservar o paciente e a investigação sobre o caso.
Saiba tudo sobre a gripe suína - sintomas, contágio
Além do caso do Rio Grande do Norte, mais nove pessoas estão sendo monitoradas em sete estados do País. Três são em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um em São Paulo e um no Pará.
A décima primeira vítima pode ser um homem de 40 anos, internado em Salvador, na segunda-feira 27 também com sintomas da gripe suína. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, ele chegou de Miami, nos Estados Unidos, com febre, tosse e dores no corpo e está passando por exames.
O ministério diz que não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil.
AutomedicaçãoUm remédio que inibe a multiplicação de vírus da gripe está sumindo das farmácias. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta. “Não há motivo para correr às farmácias para tentar adquirir um medicamento. A automedicação é altamente prejudicial”, diz o diretor de portos e aeroportos da Anvisa José Agenor Álvares da Silva. Basta um espirro e já tem gente que suspeita do pior. “O cidadão que não viajou, que não teve contato com ninguém proveniente dessas áreas, não tem que se preocupar agora”, garante o professor de doenças infecciosas da Universidade de Brasília, Cristiano Barros de Mello.
O Ministério da Saúde liberou um número do Disque-Saúde para tirar dúvidas da população sobre a gripe suína: 0800 611997. Fiscalização O governo brasileiro prometeu intensificar a fiscalização nos aeroportos. Todos os voos que chegam do México e dos Estados Unidos devem ser monitorados. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que implantou planos de contigência em dez aeroportos do Brasil.
O assessor da Gerência de Portos e Aeroportos da Anvisa, Cristiano Gregis, diz que uma equipe se dirige a aeronaves que chegam de áreas afetadas e questiona os comissários de bordo sobre o trajeto e se alguém apresentou sintomas durante a viagem.
Gregis diz que quem vai viajar deve receber material informativo no check-in e por meio de avisos sonoros. "A Anvisa também conta com centro para atendimento de viajantes no aeroporto. Quem tiver dúvidas pode se dirigir até lá para esclarecimentos. É importante que as pessoas sigam as recomendações. Não há razão para pânico", afirma.
Os pacientes com sintomas da gripe suína devem ser encaminhados a hospitais preparados para atender esses casos. Para chegar à unidade de saúde, o viajante deve receber uma máscara cirúrgica e seguir em uma ambulância adequada.Também há planos para contigência nos portos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas só viajem para o México se for absolutamente necessário.
G1 e site nominuto.com
Cai números da dengue em Patos

Segundo José Amorim, não há uma explicação para essa redução das notificações. Uma hipótese levantada é de que não houve entrada de um novo vírus da doença. O índice de infestação predial (IIP) no primeiro ciclo deste ano ficou em 4,3%, ou seja, de cada cem imóveis, foi detectado foco do Aedes em 4,3%. Já no segundo ciclo o IIP ficou em 4,1%. A maior incidência do mosquito está nos bairros da periferia, com destaque para Vitória, Bivar Olinto, Jatobá, Morro, Noé Trajano.
Neste momento, de pleno inverno, as preocupações se acentuam, pelo risco maior da proliferação do mosquito. Todo o pessoal da Vigilância Epidemiológica está concentrado fazendo o trabalho de campo, visitando casa por casa em busca de criatórios do Aedes. “Nossa campanha educativa é permanente. Se cada morador fizer sua parte, tiver os devidos cuidados com os reservatórios de água, o combate terá bastante sucesso”, comentou Amorim.
Uma das dificuldades encontradas pela Epidemiologia é com relação ao tipo de vírus que circula na cidade. Segundo Amorim, diversas amostra já foram remetidas para o Lacen de João Pessoa, que as repassam para o de Pernambuco, referência em isolamento viral, mas os resultados não são remetidos de volta. Outra é com relação aos casos de pacientes com sintomatologia da doença, quando hospitais e clínicas deixam de informá-los, o que impede um trabalho de busca ativa dos focos com maior eficácia. “Estamos discutindo com a direção do Hospital regional de Patos uma maneira daquele centro de saúde nos repassar essas informações”, acrescentou Amorim.
Na parte educativa a Prefeitura de Patos (PMP), com a participação de todas as secretarias está engajada e conclamando a população a seguir os cuidados necessários para evitar a presença do mosquito transmissor da dengue. Um ponto bastante positivo tem sido a participação das escolas municipais nesse trabalho preventivo. É comum os estabelecimentos de ensino realizarem atividades educativas pelos bairros onde estão instaladas, com o alunado entregando panfletos aos moradores e falando sobre os cuidados básicos.
Muitas e muitas velas para apagar hoje!

Jogador do Central de Caruaru morre em acidente

Jardel estava com o lateral Adeíldo em um Corsa, o primeiro a ser atingido. Em outro veículo atingido pelo caminhão estavam outros dois jogadores do clube, Cláudio e Heider. Adeíldo foi levado ao hospital em estado grave. Os outros dois atletas tiveram apenas ferimentos leves.
Aluno de 15 tenta matar colega de 14 em Desterro
Prontos para matar: PM prende dupla que estava pronta para executar homem na Maternidade
NA DELEGACIA Jailson foi reconhecido por uma vítima sua de assalto, uma senhorita de nome Gislaine, fato ocorrido no último sábado.
Mortalidade em declínio

Essa mesma tendência de queda se reproduz no Nordeste e na Amazônia Legal. Em 2007, o Nordeste registrou 27,2 mortes por cada mil bebês nascidos vivos contra uma taxa de 75,8 óbitos por mil nascidos vivos em 1990. No Norte a taxa foi de 21,7, em 2007, contra 45,9, em 1990. Mas ambas estão longe da média nacional e mais distantes ainda das taxas alcançadas no Sul e Sudeste, que superaram a meta número 4 estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, para ser alcançada em 2015, de 14,4 óbitos por cada mil nascidos vivos.. O Sul fechou 2007 com uma taxa de 12,9 mortes por cada mil crianças nascidas vivas e o Sudeste em 13,8. Embora o resultado do Sul e Sudeste seja expressivo, o Brasil ainda tem um bom caminho a percorrer para alcançar a taxa de mortalidade infantil dos países desenvolvidos que é de 4 mortes por cada mil nascidos vivos.
O declínio da mortalidade infantil no Brasil é resultado do aumento da cobertura vacinal da população, uso da terapia de reindratação oral, aumento da cobertura do pré-natal, ampliação dos serviços de saúde, redução contínua da fecundidade, melhoria das condições ambientas, aumento do grau de escolaridade das mães e das taxas de aleitamento materno.
Servidores do DER com nova sede
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Equipe do Ministério da Saúde chega à Paraíba para avaliar ações contra tuberculose

Laboratório atende aos 223 municípios da Paraíba De acordo com o diretor do Lacen, o laboratório atende a cerca de 150 pessoas por dia e realiza vários exames dos mais simples a exemplo sumário de urina, parasitológico de fezes e outros feitos a partir do sangue, aos mais complexos como os relacionados ao diagnóstico da AIDS e outras patologias.
Estado chama prefeituras contempladas com cisternas de placas

Muitos idosos comparecem à abertura da vacinação contra gripe

Uma equipe formada por técnicos e enfermeiros ficou de plantão durante a manhã e tarde vacinando. A Secretaria de Saúde aproveitou a abertura da campanha para oferecer outros serviços a quem compareceu à Praça, como aferição de pressão arterial e exame de glicemia capilar, além de tirar muitas dúvidas e informar à população sobre programas de saúde existentes no município.
“É de nossa competência mostrar a estas pessoas que é essencial o uso da vacina. Aqui em Quixaba estamos contando com apoio total da administração municipal, e a nossa meta é que não deixar nenhuma pessoa a partir dos 60 anos sem tomar a dose da vacina”, disse Socorro Sulpino. As dezenas de idosos que participaram da abertura da campanha foram agraciadas com um café da manhã oferecido pela Prefeitura.

A campanha de vacinação se estende até o dia 08 de maio. Apesar da imunização acontecer num ponto fixo, instalado na sede do PSF, a vacina será levada a todos aqueles que não puderam se deslocar até a cidade, segundo informou a secretária municipal de saúde, Socorro Sulpino.
Novo ato de vandalismo em igrejas de Patos
Casos de meningite registrados no Sertão paraibano

Segundo informações de profissionais de saúde do município, um dos pacientes – uma criança - se encontra no Hospital Universitário de João Pessoa.
O outro paciente – também uma criança da mesma família - está internado no Hospital Infantil de Cajazeiras.
O surgimento de dois casos em uma mesma família já preocupa as autoridades de saúde do município e da 9º Regional de Saúde, por se tratar de uma doença infecto-contagiosa grave, que prolifera-se rapidamente.
A meningite pode ser causada por vários agentes (fungo, bactéria, vírus ou protozoário) e geralmente é transmitida por um portador sadio. Geralmente é aquela pessoa que não apresenta sintomas da doença, mas tem em seu organismo o agente e, sem ter consciência, transmite para outros indivíduos.
Ainda não se sabe à identificação do agente e do sorogrupo prevalente no momento, mas as ações de controle e tratamento já foram iniciadas.
Uma equipe investiga os contatos mais íntimos daqueles que manifestam os sintomas e tem o diagnóstico positivo para a doença em São José de Piranhas.
Eles passam por exames de sangue e liquor (líquido da coluna). São considerados contatos íntimos pessoas que convivem diariamente por pelo menos oito horas. Podem ser desde parentes do convívio domiciliar a colegas de trabalho ou escola.
Redação com Diário do Sertão
Concursos à vista
O Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 350 novos servidores por concurso público para o IBGE. A seleção deverá ser feita em seis meses e as nomeações estão previstas para depois de outubro. São 72 vagas para tecnologista em informações geográficas e estatísticas e 278 vagas para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas. Os cargos são do plano de carreira do IBGE, ambos de nível superior, e com a remuneração inicial atual de R$ 6.343,03 para quem tem graduação inferior a mestrado.
Inmetro
Redação com Estadão
Ameça de morte na Vila
Espaço Sindical
Em reunião realizada na Sede do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, no último sábado, dia 25, foi definida a programação do 1º de maio em Patos.
No dia 30 de abril, quinta-feira, será realizado um debate na Câmara Municipal sobre a crise internacional e os trabalhadores, logo após a sessão ordinária. A comissão que foi escolhida irá conversar com a mesa diretoria da Câmara, especialmente o seu presidente para definir como será o trabalho.
No dia 1º de maio a partir das 9 horas da manhã, será realizado um encontro com os associados do SINFEMP, no Auditório da Associação Comercial de Patos, onde será discutida a crise internacional, como também as reivindicações mais especificas dos servidores municipais, envolvendo o pagamento dos precatórios, a redução da jornada de trabalho, a construção do conjunto habitacional, o pagamento do piso nacional de R$ 1.132,40 aos professores, dentre outros.
No mesmo dia, a partir das 2 horas da tarde, será realizado um encontro com todas as associações comunitárias de Patos, no Auditório do Circulo Operário de Patos, onde será discutida a atual situação que se encontram os bairros de nossa cidade, a falta de moradia e o trabalho da UAC - União das Associações Comunitárias de Patos e Região, junto às associações de bairros daqui para frente.
A comissão já iniciou os contatos com os diretores (as) de rádios de Patos, para se promover um debate, através de uma mesa redonda sobre a Crise e os Trabalhadores, no horário das 11:00 às 13:00 horas da sexta-feira. As Rádios Espinharas, Itatiunga, Panati, Morada do Sol, Cidade Morena, além da Comunitária do Conjunto Noé Trajano, serão convidadas a transmitir esse debate em cadeia, neste horário.
A programação se estende até o dia 2 de maio com a realização de um ato público no Mercado Central, a partir das 8 horas da manhã.
Para o sindicalista José Gonçalves (foto), neste 1º de maio os trabalhadores e trabalhadoras de Patos não podem deixar de demonstrar a sua organização e disposição de luta, especialmente neste momento de crise, onde os capitalistas que a provocaram, quer que os trabalhadores paguem pela mesma com demissões, retirada de direitos conquistados há muitos anos, flexibilização das leis trabalhistas, redução de salários, dentre outros. “Não podemos admitir que isto aconteça, pois quando os patrões estão com seus exorbitantes lucros não dividem essa riqueza com os trabalhadores, mas quando acontece qualquer redução, os primeiros a serem atingidos são os trabalhadores”. Enfatizou.
Será feito um levantamento junto ao Ministério do Trabalho em Patos, para verificar o número de trabalhadores demitidos de janeiro a abril de 2009 no Município.
Gonçalves adiantou ainda que muitos empresários, banqueiros, estão aproveitando a crise para demitir trabalhadores, mesmo as empresas que estão sendo socorridas pelo governo federal. “Precisamos impor um limite para isso, pois as empresas que estão recebendo dinheiro do BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Social, deve assumir um compromisso de não demitir ninguém.” Disse.
Nesta segunda-feira, será realizada mais uma reunião da comissão para se discutir as atividades que serão realizadas neste dia.
domingo, 26 de abril de 2009
Inadimplência agrava crise nos municípios da PB

A situação de inadimplência dos municípios é provocada geralmente por administrações anteriores que deixaram débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), não apresentaram documentação necessária e não prestaram contas de convênios. O resultado é que, mesmo havendo recursos federais disponíveis para investimentos em infraestrutura, habitação ou saneamento básico, os prefeitos não estão em condição legais para trazê-los para seus municípios e implementar obras e programas. Como forma de minimizar a situação da população, o governo federal continua destinando os recursos para convênios nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social, mesmo que os municípios estejam em situação de irregularidade.
Realidade
A lista de municípios com problemas no Cadastro Único de Convênios vai do A ao Z. Alagoa Grande, Barra de Santa Roza, Caaporã, Diamante, Emas, Frei Martinho, Gado Bravo, Ibiara, Jacaraú, Lagoa Seca, Mãe D'Água, Nazarezinho, Ouro Velho, Passagem, Queimadas, Riachão de Bacamarte, Salgadinho, Tenório, Umbuzeiro, Vista Serrana e Zabelê. Na lista dos maiores municípios do Estado, só estão em situação regular João Pessoa, Patos e Monteiro. Já Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, Cabedelo, Sousa e Cajazeiras ainda possuem pendências.
Areia de Baraúna está entre os municípios com maior número de pendências. Dos 13 itens estabelecidos, só cumpriu quatro. Na página do Tesouro Nacional consta que a última gestão municipal não executou totalmente o que foi pactuado, não apresentou documentação complementar e não prestou contas do convênio pactuado.
O presidente da Associação da Federação de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, confirmou que vários municípios da Paraíba estão com dificuldades de receber recursos federais por não terem certidões negativas junto à União, provocados por questões como dívidas com o INSS de gestores passados. Ele acusou o governo federal de criar uma série de exigências para dificultar a situação dos municípios na hora de liberar os recursos passando a imagem de que os prefeitos são incompetentes.
Buba Germano, que é prefeito de Picuí, criticou a burocracia para os gestores regularizarem a situação e defendeu o encontro de contas para abater as dívidas de INSS. “Para regularizar a situação, o prefeito precisará cumprir uma série de regras estabelecidas pelo governo federal, que utilizou uma MP que estabelece o parcelamento das dívidas com o INSS, mas que encobre na verdade que para o prefeito se adequar precisará abrir mão de ações judiciais contra o governo ou pagar o dobro da dívida”, afirmou.
O prefeito Buba Germano (foto) afirmou que o anúncio de R$ 1 bilhão para os municípios brasileiros não repões nem mesmo o déficit do primeiro trimestre do ano com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Os municípios já acumulam este ano uma perda de R$ 2 bilhões em recursos do FPM, com a redução do IPI dos automóveis”, afirmou.
Pendências - O município de Taperoá, na região do Cariri, possui apenas uma pendência com o CAUC referente ao cumprimento da Lei 8666/ 93, que estabelece as normas de licitações e contratos da administração. O prefeito Deoclécio Moura afirmou que a administração está tentando cumprir todas as exigências estabelecidas para que possa receber convênios da área de infraestrutura, mas lembrou que pegou o município com diversas pendências difíceis de serem resolvidas.
Ele acrescentou que o município está com sua inadimplência suspensa com o Funde e o FNS, o que já minimiza o problema “Apesar de estarmos recebendo regularmente recursos nas áreas de saúde, desenvolvimento social e educação, no ano passado não conseguimos firmar nenhum convênio federal na área de infraestrutura e habitação”, informou.
Deoclécio disse que espera que o governo federal cumpra o pacote de socorro aos municípios, já que a queda de receita tem inviabilizado as administrações. Segundo ele, a medida é um paliativo já que o impacto do salário mínimo foi maior que o ano passado. “Taperoá é um município que se mantém basicamente do FPM e com essa queda de receita tivemos que cortar drasticamente os gastos e atrasar o repasse do duodécimo do Legislativo”, contou.
Clóvis Gaião
Homem tenta matar esposa em Água Branca
Ontem, sábado 25, por volta das 17h, no Distrito de Lagoinha, no município de Água Branca, houve uma briga envolvendo o casal Cláudio de Brito, 29 e Edvânia Martins de Sousa, 26. Em certo momento Cláudio se armou de uma espingarda bate-bucha e atirou contra a cabeça de sua esposa, a qual foi encaminhada para a cidade, onde recebeu atendimento médico, enquanto Cláudio fugiu sem deixar pistas e vem sendo procurado pela Polícia.
Maranhão visita áreas atingidas pelas chuvas no Sertão neste domingo

O Governo do Estado mantém no Sertão equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Secretarias da Saúde e da Educação.
Ações em parcerias com os municípios estão cuidando da assistência às cerca de 200 famílias desabrigadas na cidade de Sousa e 50 famílias de São João do Rio do Peixe deslocadas de suas residências para casas de parentes, porque suas moradias estão em áreas inundadas.
Em São João do Rio do Peixe são 270 famílias nas áreas alagadas.
Esta semana, o Governo do Estado, em parceria com a Igreja Católica, a sociedade civil e a prefeitura de Sousa, criou um Comitê Gestor para assistir as mais de 150 famílias ribeirinhas atingidas pelo Rio do Peixe, que tem aumentado nos últimos dias o nível das águas por causa das intensas chuvas na região.
O Comitê Gestor vai ter reuniões todos os dias e funcionará no Centro de Formação e Treinamento de Professores Governador Antonio Mariz, em Sousa.
O comitê terá como coordenador o padre Milton Alexandre. Representando o Governo do Estado integram o comitê a Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Pelo município fazem parte a Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Associações de Moradores das Comunidades atingidas.
Fonte: Secom/PB
Meio Ambiente de Patos realiza trabalho educativo com banhistas e comerciantes

Um mutirão, que contou com a participação de funcionários do Meio Ambiente, distribuiu sacolas plásticas para que as pessoas pudessem recolher o lixo e depois depositá-lo em tambores específicos para a seletiva dos resíduos. Em seguida os servidores fizeram limpeza em toda a área do sangradouro do Jatobá, um dos quatro que abastecem a cidade de Patos, onde foram encontrados diversos tipos de detritos, desde garrafas peti, de vidro, sandálias de borracha, copos descartáveis, sacolas plásticas e uma série de outros objetos que colaboram para a degradação do meio ambiente. Todos ficaram surpresos com o grande volume de lixo deixado às margens do Jatobá pelos banhistas e comerciantes.

A iniciativa recebeu o aval dos frequentadores do Jatobá. O secretário do Meio Ambiente, Alexandre Nóbrega, pediu a colaboração de todos para que não poluíssem o reservatório. Fez um alerta sobre os perigos que as garrafas de vidro proporciom aos banhistas, caso venham a ser quebradas. É bastante comum os grupos de amigos, famílias, levarem para aquele banho esse tipo de material. Outra recomendação foi com atenção às crianças, para que não sejam deixadas sozinhas pelos pais.
“A gente sabe o quanto é difícil mudar o comportamento das pessoas, mas vamos intensificar esse trabalho educativo, de preservação ao meio ambiente”, comentou Nóbrega. No próximo final de semana haverá uma melhor coordenação de barracas, que vão ter espaço delimitado para facilitar tanto o comércio de bebidas como de alimentos. A meta é estender ao máximo essa campanha para que num futuro próximo os mananciais de Patos estejam protegidos da agressão do homem. “Não há outro meio senão através da educação”, acrescentou Alexandre.
Uma outra ação desencadeada pela Secretaria de Meio Ambiente de Patos é de recolhimento de pneus usados. A partir desta segunda-feira 27 a campanha de recolhimentos de pneus velhos chegará aos veículos de comunicação. Uma empresa da cidade se prontificou a receber esses objetos sem uso. “A gente vai trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ou seja, a gente diminui a poluição do meio ambiente e ajuda a reduzir os criatórios do mosquito transmissor da dengue”, comentou Alexandre Nóbrega.
Arquivo do blog
-
▼
2009
(1802)
-
▼
04/26
(27)
- Adeus a Carleusa
- Esclarecimentos sobre gripe suina
- Inauguração e festa em Santa Luzia no Dia do Trabalho
- Morre mãe do professor Bonifácio
- José Maranhão apresenta projeto que cria centros v...
- Homem tem moto roubada no centro de Patos
- Receita amplia horário noturno para entrega de dec...
- Ministério da Saúde monitora caso suspeito de grip...
- Cai números da dengue em Patos
- Muitas e muitas velas para apagar hoje!
- Jogador do Central de Caruaru morre em acidente
- Aluno de 15 tenta matar colega de 14 em Desterro
- Prontos para matar: PM prende dupla que estava pro...
- Mortalidade em declínio
- Servidores do DER com nova sede
- Equipe do Ministério da Saúde chega à Paraíba para...
- Estado chama prefeituras contempladas com cisterna...
- Muitos idosos comparecem à abertura da vacinação c...
- Novo ato de vandalismo em igrejas de Patos
- Casos de meningite registrados no Sertão paraibano
- Concursos à vista
- Ameça de morte na Vila
- Espaço Sindical
- Inadimplência agrava crise nos municípios da PB
- Homem tenta matar esposa em Água Branca
- Maranhão visita áreas atingidas pelas chuvas no Se...
- Meio Ambiente de Patos realiza trabalho educativo ...
-
▼
04/26
(27)