Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Teatro ao ar livre reúne famílias e jovens na Concha Acústica


A Concha Acústica Nilson Batista foi palco nesta quinta-feira, 30, do espetáculo francês ‘A Farsa do Advogado Pathelin’, estrelado pelo Grupo Teatral Montagem com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Patos e da Fundação Ernani Sátyro (FUNES).

A comédia que data do século XV satiriza duas classes dominantes da época, os comerciantes e os homens da lei. De acordo com o fundador do grupo teatral e protagonista da peça, Chico Amaral, é importante que se produza e apresente espetáculos teatrais com mais frequência em Patos. “Muito em breve estaremos com o nosso teatro municipal pronto e precisaremos deste público para prestigiar a nossa produção artística. O objetivo principal de fazer teatro na praça é esse, trazer o público para rua, e assim formar plateias,” revelou.

Segundo a diretora e produtora do espetáculo, Rosália Marques, a trupe já vinha ensaiando a peça há aproximadamente um ano, e diversas outras já estão sendo montadas. “Em breve estaremos fazendo uma turnê pela região. Gostaria de aproveitar o momento para agradecer a presença do público, e também informar que estamos disponíveis para levar o nosso espetáculo para as escolas de Patos,” comentou.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Romildo Sousa, reiterou o compromisso da Prefeitura Municipal em apoiar e promover eventos que valorizem a cultura e os produtores culturais da cidade. “O sentimento é de felicidade em realizar tantas ações voltadas para cultura. Hoje foi o teatro, semana passada tivemos aqui na Concha diversas ações em comemoração ao 111° aniversário de Patos, e é isso, valorizar cada vez mais a cultura patoense, apoiando e cultivando o que há de melhor no nosso povo,” disse.

Kamyla Lopes

Familiares e amigos se despedem de Neto




A casa de número 87 da Rua Epaminondas Rocha, bairro Belo Horizonte está de luto. Familiares e amigos velam o corpo do motorista, músico, pai de três filhos, Severino Fernandes Gomes Neto, ou simplesmente Neto, como era carinhosamente chamado por todos. A tristeza contagiou toda a Patos, que bem conhecia Neto, filho do sanfoneiro Elvandro (já falecido) e de Maria de Lourdes.

Neto, que tinha o nome de seu avô, Severino Maxixe, faleceu na madrugada desta sexta-feira 31 vítima de acidente automobilístico, quando dirigia o caminhão da empresa em que trabalhava, Macambira Cimento, próximo a São Bento-PB.

O corpo de Neto será sepultado neste sábado, às 8h, no Cemitério São Miguel.

Teatro municipal está com 50% de sua estrutura pronta


A construção do Teatro Ernani Sátyro em Patos continua em ritmo avançado e 50% dos trabalhos de estruturação do local já foi concluído, segundo disse a secretária de Infraestrutura do município, Assunção Trindade, durante uma visita técnica feita na manhã de ontem (30) ao canteiro de obras, localizado no centro da cidade. Também participou da visita, a Engenheira Civil, Vírginia Koerner, responsável pelo trabalho de fiscalização e acompanhamento da obra.

O Teatro Ernani Sátyro contará com 540 poltronas, espaços para exposição de obras de artes, salas de oficina e área externa para estacionamento. Encerrada a primeira etapa de estruturação e concretagem de pilares e laje, o próximo processo será a preparação de vigas e alvenaria de todo o espaço. “O período de maior atenção será justamente agora, uma vez que será uma etapa que requer de um trabalho minucioso, quanto da conclusão da estruturação do teatro”, disse Assunção Trindade.

No início deste mês uma comissão técnica de fiscalização formada por profissionais engenheiros e arquitetos do Ministério da Cultura também visitou o canteiro de obras do Teatro e avaliou os serviços como avançados, conforme foi divulgado em relatório publicado no sistema eletrônico do próprio ministério. “Foi uma visita importante que recebemos em nosso município e que demonstrou exatamente o avanço da obra, inclusive, além daquilo que estava previsto pelo cronograma”, ressaltou a secretária.
 
Epitácio Germano

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mais brasileiras esperam chegar aos 30 para ter primeiro filho

Estudo "Saúde Brasil" mostra que porcentagem de mães nessa faixa etária cresceu na última década, sobretudo entre as que têm mais escolaridade 

Cada vez mais brasileiras estão esperando chegar até os 30 anos ou mais para ter o primeiro filho, principalmente as que possuem mais anos de estudo. A conclusão é do estudo “Saúde Brasil”, que faz um raio x da saúde do brasileiro, apontando tendências em áreas como taxa de natalidade e fecundidade, mortalidade, surtos, epidemias e doenças. Segundo a pesquisa, o percentual de mães na faixa etária de 30 anos cresceu na última década, passando de 22,5% em 2000 para 30,2% em 2012. Já o número de mulheres com menos de 19 anos que tiveram filhos caiu de 23,5% para 19,3% no mesmo período.

Outra constatação do estudo é que quanto maior a escolaridade, maior a idade da mãe no momento do parto, sobretudo as “de primeira viagem” (que informaram não ter filhos anteriormente). Entre aquelas com níveis mais elevados de escolaridade (12 anos ou mais de estudos), o nascimento do primeiro filho acontece com elevada frequência após a mãe completar 30 anos ou mais de idade (45,1%). Já entre as com menor escolaridade, com até 3 anos de estudo (51,4%) ou com 4 a 7 anos de estudo (69,4%), mais da metade foram mães com menos de 20 anos.

“O Brasil segue uma tendência observada em países desenvolvidos, com a inserção ainda mais forte da mulher no mercado de trabalho, com mais acesso aos métodos anticoncepcionais. Com isso, a mulher planeja melhor sua gravidez“, explicou a Diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare. A maior quantidade de mães com 30 anos de idade ou mais está concentrada nas regiões Sudeste e Sul, representando respectivamente 34,6% e 33,6% dos nascimentos. No Centro-Oeste a taxa foi de 28,8%, seguido do Nordeste com 26,1% e o Norte com 21,2%.

Os dados revelam ainda uma tendência de queda no número de nascidos vivos, fortalecida pela diminuição das taxas de fecundidade em todas as regiões do país. Entre 2000 e 2012, houve redução de 13,3% no número total de nascimentos e, desde 2005, as taxas de fecundidade no Brasil têm sido inferiores ao nível de reposição populacional, em média mundial de 2,1 filhos/mulher. Em 2012, essa taxa foi ainda mais baixa, alcançando o valor de 1,77 filhos/mulher (redução de 22,7% em relação a 2000).

Com exceção da Região Norte (índice de 2,24 filhos/mulher), todas as demais regiões apresentaram taxas de fecundidade total inferiores ao nível de reposição. O menor valor foi encontrado no Sul, onde a taxa alcançou 1,66 filhos/mulher. Seguindo essa tendência, o processo de envelhecimento populacional deverá se intensificar e, em duas décadas, prevê-se uma estabilização do crescimento demográfico, com perspectivas de redução do tamanho da população brasileira. “O estudo aponta uma tendência já observada por outras instituições, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, o governo tem investido muito em informação e políticas que promovam o envelhecimento saudável, como a própria política de doenças crônicas não transmissíveis, lançada nesta semana. Não temos dúvidas que a saúde se fortalece mais quando atrelada a ações de educação, esporte, cultura, desenvolvimento social”, finalizou a diretora.

PRÉ-NATAL - Em relação às características da gravidez e do parto, mais especificamente à atenção pré-natal, a análise evidencia que de três em cada quatro nascimentos foi realizado o número mínimo de consultas (seis ou mais) preconizado pelo Ministério da Saúde. Juntamente com estados e municípios, o Ministério da Saúde ampliou em 87% as consultas de pré-natal entre 2003 e 2012. Somente em 2012, foram realizadas 18,2 milhões de consultas pré-natais pelo (SUS).

Quanto ao tipo de parto, há uma tendência crescente de cesáreas no Brasil entre 2000 e 2012. Mais de 83% das mães com 12 anos ou mais de estudo e mais de 67% de mães com idades entre 25 e 39 anos realizaram parto cesáreo em 2012. No que diz respeito à cor da pele, enquanto 67% das mães brancas realizaram parto cesáreo, este percentual foi de 18% entre as indígenas (o índice foi de 48% entre as pretas, 59% entre as amarelas e 49% entre as pardas).

Para reduzir o número de cesáreas desnecessárias, o Ministério da Saúde busca esclarecer as mulheres em relação às vantagens do parto normal e apoia a discussão da formação em obstetrícia, inclusive incentivando o aprimoramento da formação médica – tanto nos currículos acadêmicos das faculdades de Medicina quanto na residência médica.

Por meio da estratégia Rede Cegonha, o governo federal tem incentivado o parto normal humanizado e intensificado a assistência integral à saúde de mulheres e crianças, desde o planejamento reprodutivo, passando pela confirmação da gravidez, pré-natal, parto, pós-parto, até o segundo ano de vida do filho. Atualmente, a Rede Cegonha está presente em 5.488 municípios de todos os estados do país. Desde o lançamento, já foram repassados para a estratégia mais de R$ 3 bilhões.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também tem atuado para reduzir o número de cesarianas desnecessárias no país. Recentemente, a autarquia assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), para desenvolver um projeto piloto de promoção ao parto normal. A ANS também faz uma consulta pública sobre novas normas para o setor, cujas contribuições podem ser enviadas até 23 de novembro.

Por Luís Felipe Sardenberg, da Agência Saúde

Polícia Militar define esquema de segurança para o Enem 2014 na Paraíba


A Polícia Militar utilizará um efetivo de 1.500 policiais para garantir a segurança da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem), nos dias 8 e 9 de novembro.  O esquema de policiamento foi definido nesta quarta-feira (29) e tem como base o número de cidades que vão sediar o Enem este ano na Paraíba. A operação começará no próximo dia 5 e se prolonga até o dia 10.

O exame será aplicado em 58 municípios, 11 a mais em relação ao ano passado. Com o aumento do número de cidades, o efetivo recebeu um incremento de 300 policiais em comparação com o que foi escalado na edição de 2013, quando foram empregados 1.200 homens e mulheres da instituição na segurança do Enem.

A operação começa com a escolta dos carros que transportarão os malotes de provas dos batalhões do Exército, em João Pessoa e Campina Grande, até os locais de aplicação dos testes. O mesmo esquema será utilizado também no retorno dos gabaritos dos candidatos.

O planejamento da segurança para o Enem inclui ainda o reforço do policiamento em todas as cidades onde será aplicado o exame e a permanência de, no mínimo, dois policiais militares nos locais de prova.

O coordenador de planejamento da Polícia Militar, tenente-coronel Montgomery Silva, disse que a instituição está pronta para garantir a segurança do Enem em todo Estado. “O planejamento já foi definido, levamos em conta o aumento de cidades que aplicarão as provas este ano aqui na Paraíba e até o início da operação estaremos realizando os ajustes que forem necessários para garantir a total segurança do Enem 2014”, destacou.

Das cidades que realizarão as provas na Paraíba, 177 ficam localizadas na Região Metropolitana de João Pessoa, 171 na Região de Campina Grande e 103 no Sertão. A operação do Enem envolve outros três órgãos: Correios, Exército Brasileiro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Operação 2013 – No ano passado a operação terminou com quatro ocorrências registradas e três pessoas presas. Em João Pessoa, Bayeux e Catolé do Rocha, a PM recebeu chamados de ocorrências de perturbação de sossego (som alto próximo dos locais de provas). Já na cidade de Campina Grande, três pessoas foram presas em flagrante arrombando carros de candidatos.
 
Secom

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Flamengo supera o Atlético-MG e fica mais perto da final da Copa do Brasil


O Flamengo conseguiu um passo muito importante para chegar à segunda final de Copa do Brasil seguida. Mais uma vez tendo o apoio da torcida no Maracanã como trunfo, o Rubro-Negro foi eficiente, conseguiu superar a eficiência de Victor e venceu o Atlético-MG por 2 a 0, nesta quarta-feira, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Cáceres e Chicão foram dois dos heróis da noite, mas dividem o protagonismo com Gabriel, que participou das jogadas que originaram os gols do Fla.

O jogo de volta é na próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, no Mineirão. O Flamengo pode até perder por um gol de diferença que estará na decisão. Só que nem tudo está perdido para o Galo. Para quem tem memória curta, também foi por 2 a 0 que o time mineiro perdeu na ida contra o Corinthians e, mesmo assim, conseguiu passar de fase.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo não teve gols. Culpa de quem? Um tal de Victor, que desde 2013 virou santo pelas bandas de Minas Gerais. Em jogo mata-mata, esse rapaz cresce. Foram três intervenções milagrosas na etapa inicial. A primeira delas logo com pouco mais de um minuto de bola rolando, ao defender um chute rasteiro de Eduardo da Silva. Depois disso, Everton e Jemerson, que quase fez contra, constataram a ótima forma do goleiro atleticano.

Victor trabalhou mais do que o "meio-xará" Paulo Victor. Mas isso não quer dizer que o Flamengo dominou o jogo amplamente. O time da casa só foi mais agudo quando teve a bola no pé, especialmente pelas laterais. O Galo, depois do susto inicial já relatado, ficou mais com a bola (53% x 47% de posse), teve a iniciativa do jogo, mas só levou perigo mesmo na reta final do primeiro tempo, quando Tardelli e Marcos Rocha inverteram papéis. O lateral aproveitou o cruzamento do camisa 9 e quase acertou o ângulo.

PRESSÃO E GOLS

Na etapa final, depois de alguns minutos nebulosos ofensivamente para ambos os times, o Flamengo, já com Nixon no lugar de Eduardo da Silva, conseguiu furar a barreira mineira. Foi com um toque de cabeça de Cáceres, após balão de Gabriel para a área, que a torcida rubro-negra explodiu de alegria. Victor, dessa vez, ficou parado, pedindo falta que não houve.

Levir Culpi então decidiu povoar mais o setor ofensivo do Galo, sacando Pierre e botando Marion. Luxemburgo fez o movimento inverso ao colocar Luiz Antônio como substituto de Everton. A coragem atleticana foi o que o Flamengo precisava para dar o golpe de misericórdia. Em uma arrancada sensacional pela esquerda, Gabriel - que já tinha sofrido a falta que originou o primeiro gol e deu o cruzamento para Cáceres -, bagunçou a zaga do Galo e só foi parado quando Josué se jogou na frente dele. Pênalti, claro. Chicão teve a tranquilidade para fazer 2 a 0 e levar a torcida às nuvens.

Além da eficiência ofensiva, o Flamengo mostrou que está muito bem servido de goleiro. Paulo Victor, que estava sem trabalhar, fez duas defesas espetaculares durante um abafa atleticano e ajudou a confirmar a vantagem rubro-negra para o jogo de volta. Mais uma vez o Fla mostrou a força no Maracanã, onde não perde pela Copa do Brasil há mais de dez anos.

FLAMENGO 2 X 0 ATLÉTICO-MG
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 29/10/2014, às 22h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Cartões amarelos: Canteros, Chicão, Cáceres, Amaral (FLA); Pierre, Marcos Rocha (CAM)
Renda/Público: 40.909 pagantes
Gols: Cáceres, 16'/2ºT (1-0); Chicão, 33'/2ºT (2-0)

FLAMENGO: Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Samir e João Paulo; Cáceres, Canteros (Amaral, 18'/2ºT), Márcio Araújo, Gabriel e Everton (Luiz Antonio, 23'/2ºT); Eduardo (Nixon, 12'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Edcarlos e Douglas Santos (Alex, 26'/2ºT); Josué, Pierre (Luan, 17'/2ºT) e Dátolo; Maicosuel, Carlos (Marion, 17'/2ºT) e Tardelli. Técnico: Levir Culpi

Lancenet

Inscrições para consultores e instrutores do Sebrae terminam na próxima segunda-feira (3)


Até o dia 7 de novembro, os inscritos terão que entregar a documentação para habilitação e certificação técnica

Profissionais e empresas de consultoria e treinamento empresarial que tenham interesse em integrar o Sistema de Gestão de Credenciados (SGC) do Sebrae Paraíba têm até a próxima segunda-feira (3 de novembro) para se inscreverem. As inscrições podem ser feitas no site www.sebraepb.com.br (menu Sobre – Trabalhe Conosco – Credenciamento de empresas), onde também está publicado o edital completo e o comunicado específico, com detalhamento e cronograma das etapas de habilitação e de certificação da capacidade técnica.

Entre os dias 3 e 7 de novembro, os inscritos terão que encaminhar os documentos necessários ao Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort), via Sedex, para serem habilitados, com uma avaliação curricular e de experiência, além de uma análise documental. Posteriormente, haverá a certificação de capacidade técnica, com a realização de prova de conhecimento e prova de habilidades. O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro.

O processo irá contemplar todas as regionais do Sebrae no Estado e as seguintes áreas de atuação: políticas públicas, sustentabilidade, legislação aplicada a MPE, agronegócio, recursos humanos e empreendedorismo, marketing e vendas, gestão da produção e qualidade, planejamento empresarial, serviços financeiros e contábeis, comércio exterior e inovação.

As convocações, resultados das etapas ou quaisquer modificações no edital e no comunicado específico serão divulgadas no site do Sebrae Paraíba (www.sebraepb.com.br) e/ou no site do Idort (www.idort.com). “No portal do Sebrae na internet consta o cronograma com todas as datas da realização de cada uma das etapas”, disse a analista do Sebrae e gestora do SGC, Nelijane Ricarte. Ela acrescentou que dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo sebraepb@idort.com.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Paraíba e mais 14 estados receberão Centros de Treinamento da CBF


Quinze estados ganharão centros de treinamentos para categoria de base bancados com dinheiro do legado da Copa do Mundo de 2014. Entre eles, a Paraíba.

A Folha apurou que a CBF tem uma verba de R$ 250 milhões para a construção dos 15 CTs, projeto que foi anunciado nesta segunda-feira (27), na sede da entidade no Rio, durante um encontro de treinadores da base dos 40 principais times das Séries A e B do Brasileiro.

O dinheiro faz parte do orçamento de legado da Copa e já estava na previsão de gastos da Fifa no país.

Ricardo Teixeira, presidente que renunciou em 2012 após escândalos de corrupção na Fifa, da qual era membro do comitê executivo, havia prometido aos Estados que não receberam jogos da Copa compensações por não estarem entre os 12 finalistas, e a atual gestão optou pela construção dos CTs de base.

Os Estados do Acre, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo e Santa Catarina, receberão CTs que custarão cada um, em média, R$ 15 milhões e terão como prioridade a utilização também por crianças carentes a partir dos 7 anos (esta uma exigência da Fifa). Meninas também poderão utilizar as instalações, e faz parte da tentativa da CBF em fortalecer o futebol feminino no país, que nunca conquistou um título relevante.

A CBF bancará os recursos, mas a gestão será das federações locais. Em alguns locais, como em Teresina, no Piauí, há até o projeto de utilizar parte da verba para a construção de um pequeno estádio, que possa receber jogos de times de base.

No planejamento traçado pela CBF, serão em torno de 720 atletas em cada CT, totalizando 10,8 mil jovens participantes da formação. Para Alexandre Gallo, coordenador da base da CBF, o foco será com os jogadores menores de 14 anos.

A CBF já enviou ao governo federal projeto para incluir na Lei Pelé a possibilidade de jovens com menos de 14 anos poderem ter vínculo com clubes ou entidades, o que hoje a legislação trabalhista não permite. Na avaliação da CBF, essa é uma das desvantagens do Brasil na formação de atletas, que começa mais tarde do que em outros países, como Alemanha e Argentina.

Folha Online

Lula quer interferir mais e diz que voltará em 2018

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentará interferir mais no governo Dilma Rousseff e, em conversas recentes, disse pela primeira vez a aliados que será candidato ao Planalto em 2018.
 
Diversos interlocutores consultados pela Folha confirmaram ter ouvido o recado do petista. Alguns, inclusive, afirmam que a manifestação foi feita no domingo (26), depois de as urnas terem confirmado a vitória de Dilma.
 
Internamente, o PT já trata a candidatura de Lula como algo oficial. O petista terá 73 anos em 2018, e aliados ponderam que uma série de variáveis pode fazer com que mude de opinião mais à frente.
 
O próprio ex-presidente já disse a aliados que não sabe como estará sua saúde daqui a quatro anos. Após deixar a Presidência, em 2011, ele se curou de um câncer na garganta.
 
Por meio de sua assessoria, Lula soltou uma nota em que diz: "No último domingo, dia da eleição, quando perguntado sobre 2018, declarei que, completando 69 anos, minha única expectativa para daqui a quatro anos é estar vivo."
 
De olho na sucessão futura, aliados afirmam que o ex-presidente precisará atuar de forma mais efetiva para evitar que a petista reproduza erros cometidos no primeiro mandato. Entre eles, o distanciamento dos movimentos sociais, o parco diálogo com empresários e o excesso de centralização nas ações.
 
Nos primeiros quatro anos, o petista deu conselhos à presidente, mas foi pouco ouvido. Agora, será preciso inverter essa lógica para poder pavimentar sua candidatura. No cálculo interno, se Dilma fizer uma administração impopular a partir de janeiro, sua pretensão pode ser frustrada.
 
Dois exemplos de sugestões ignoradas por Dilma no passado: substituição do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para dar um choque de confiança no mercado. E a remoção do secretário do Tesouro, Arno Augustin, por sintetizar em sua opinião a imagem negativa da equipe econômica na área fiscal.
 
No atual mandato, Lula quer ser mais ouvido quando em situações de crise e dificuldades com o Congresso.
 
Durante a campanha, a presidente afirmou que daria todo apoio ao padrinho se ele quisesse voltar. No início do segundo turno, interlocutores de ambos os lados notaram distanciamento entre eles. Lula só entrou de cabeça na reta final da eleição.
 
Tudo indica, afirmam aliados, que a dinâmica da relação mudará agora. Dilma, dizem assessores, sabe que o antecessor fará queixas públicas se não for ouvido.
 
A disposição do ex-presidente de disputar 2018 conta com um estimulo nada irrelevante: o desejo da mulher, Marisa Letícia.
 
A articulação que pedia o retorno do ex-presidente para a disputa de 2014 foi forte no primeiro semestre de 2013, mas acabou abafada no encontro nacional do PT, em maio. Seus principais defensores eram empresários descontentes com o estilo de Dilma e petistas que perderam espaço na atual gestão.
 
O PT também fará mais pressões. Quer ser mais ouvido na definição dos novos nomes do governo, principalmente na do novo ministro da Fazenda, e participar da definição de propostas como a reforma política.
 
Em entrevista nesta terça (28), Dilma disse que "o que o Lula quiser ser, eu apoiarei".
 
-
 
O QUE O PT QUER
 
As bandeiras que o partido defenderá no novo mandato de Dilma
 
1 Ser mais ouvido na definição do novo mandato de Dilma Rousseff e, principalmente, na escolha do novo ministro da Fazenda
2 Decidir sobre pontos essenciais da reforma política –como o financiamento público de campanhas, uma das bandeiras do partido
3 Sigla defende que o governo amplie o diálogo com os movimentos sociais e o setor privado, dos quais teria se afastado
4 Convencer seu maior aliado, o PMDB, a aceitar o revezamento nos comandos da Câmara dos Deputados e do Senado
5 Uma regulação econômica e de conteúdo da mídia. Dilma já sinalizou que é favorável à primeira medida, sem dar detalhes, mas se opõe à proposta de regulação de conteúdo
 
 
 
 
Folha Online

Quarto homicídio em quatro dias é registrado em Patos



Foto:Marcos Eugênio


Mais um homicídio, quarto de domingo ao dia de hoje, quarta-feira 29, foi registrado na cidade de Patos. Por volta das 7h30 de hoje o mecânico de portas de automóveis, Valdemir Rodrigues Simões, foi morto a tiros, dois que o atingiram na cabeça e no tórax, de acordo com o trabalho realizado pelos legistas.

O delegado que está a frente das investigações, Diego Beltrão, disse que a polícia está trabalhando com três linhas de investigação. Não adiantou mais informações para que não atrapalhem na resolução desse crime, segundo cometido a tiros. O primeiro foi domingo cujo acusado, José Welinton da Nóbrega Farias, 36 anos, conhecido por Ratinho, já está preso. O outro aconteceu na tarde da última segunda, tendo como vítima um agricultor de Passagem, morto com um golpe de faca no pescoço. Os suspeitos são do crime são os irmãos marchantes de nomes Carlos e Aldo. 

Ontem Gleidson Pereira do Nascimento foi alvejado por tiros de arma de fogo, por trás do Motel Taity e faleceu na madrugada de hoje no Hospital regional de Patos.

A Polícia está em campo para tentar elucidar mais esse homicídio, que vitimou o mecânico Valdemir.

Arquivo do blog