Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 11 de julho de 2009

Alencar recebe alta de UTI



O vice-presidente José Alencar recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica do Hospital Sírio Libanês neste sábado (11), e seguirá internado em um quarto. A informação foi divulgada às 11h45, por meio de um boletim médico do hospital. Segundo o hospital, Alencar "recupera-se bem da cirurgia". Alencar foi submetido a uma cirurgia para tratamento de obstrução intestinal na última quinta-feira, em sua 14ª intervede Alencar. O procedimento foi realizado para desobstrução de alça do intestino delgado.
Há possibilidade de Alencar ser visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado. Por volta das 15h, a assessoria de imprensa do vice-presidente informou que Alencar passava bem, havia recebido a visita de familiares e que, até o horário, não tinha falado com o presidente. De acordo com informações da Globo News, os tumores retirados durante a cirurgia passam por exames laboratoriais que podem determinar o futuro do tratamento contra câncer do vice-presidente. Dia intenso Na sexta-feira, o chefe de gabinete da vice-presidência da República, Adriano Silva, afirmou que José Alencar teve um dia intenso. Silva disse que José Alencar conversou com o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, acompanhou o noticiário e pediu para assistir ao "Bom Dia Brasil", da TV Globo. "A cirurgia dele foi muito bem sucedida e hoje pela manhã, por volta das 6h, 6h30, ele pediu que fosse ligada a televisão. Ele queria ver as notícias, os primeiros jornais do dia. Ele está bem humorado. Estive com ele, ele está sentado, de pernas cruzadas, conversou e me cobrou uma série de coisas, de assuntos que estavam na pauta desde ontem. Ele está bem, mas agora deve descansar um pouquinho porque o dia foi muito intenso para ele."
"BOLETIM MÉDICO
11/07/09
11h31

O Vice-Presidente da República, José Alencar, teve alta neste sábado (11/07) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica e seguirá internado no quarto.

O paciente recupera-se bem da cirurgia para tratamento de obstrução intestinal, realizada pelo Prof. Dr. Raul Cutait e Prof. Dr. Ademar Lopes,
na última quinta-feira (09/07).

As equipes que assistem o Vice-Presidente são coordenadas pelos professores doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Raul Cutait.

Dr. Antonio Carlos de Onofre de Lira Dr. Riad Younes
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico"


g1
Foto: Vivi Zanata / Agência Estado

Eleições 2010: Demazinho confirma sua pré-candidatura


Num rápido contato com o pbnoticias na noite de ontem durante realização da festa de João Pedro de Várzea-PB, o ex-prefeito daquele município, Valdemar Marinho, disse que sua pré-candidatura a uma vaga na Assembléia Legislativa é algo mais que confirmado e que a partir de setembro dará início a um trabalho de visitas a suas bases eleitorais, ampliará o contato com lideranças políticas para ter uma programação mais sólida visando as eleições de 2010. Demazinho deverá receber total apoio de nomes como o do senador Efraim Morais, Efraim Filho (dep. Federal) e do ex-governador Cássio Cunha Lima.

Demazinho foi prefeito de Várzea por oito anos e conseguiu manter o município com o 4º melhor IDH da Paraíba. Diz que deverá ter grande apoio de prefeitos da região do Vale do Sabugi.

pbnoticias.com

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Regional de Patos passam por capacitação


Cerca de 100 enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro estão participando de um treinamento oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde. A capacitação, que acontece no centro de treinamento da paróquia Nossa Senhora da Guia, será encerrada neste sábado, 11. Os palestrantes João Batista Rodrigues e Auxiliadora Siza abordam assuntos como sistematização da assistência de enfermagem, temas relativos à assistência a cirurgias neurológicas, dietas interais a pacientes de UTI.
Na abertura do treinamento Auxiliadora Siza explicou que o governo do Estado vem fazendo altos investimentos na rede hospitalar, mas o secretário de Saúde José Maria de França vem demonstrando preocupação com o retorno, que não tem sido satisfatório, por isso a necessidade de oferecer capacitação aos funcionários dos hospitais, principalmente em decorrência do processo de implantação da humanização no atendimento. “Ainda existem muitas críticas por parte dos usuários. Estamos oferecendo capacitação e vamos cobrar um atendimento de melhor qualidade”, enfatizou Siza.
Na exposição de Auxiliadora foram tratados assuntos como o relacionamento das equipes de trabalho, com ênfase à importância que cada integrante dessa equipe possui para que os resultados sejam satisfatórios na rotina do hospital. Os palestrantes estão realizando, nestes dois dias de treinamento, um levantamento das necessidades básicas de trabalho dos enfermeiros e técnicos, a sintonia entre os setores, buscando maior harmonia do conjunto, que irá refletir diretamente na satisfação do usuário.
Um importante tema está em pauta na capacitação, a gerência de saúde hospitalar. Estão em fase de implantação no Regional de Patos quatro comissões, a de ética médica, enfermagem, controle de infecção hospitalar e comissão de revisão de prontuários e óbitos. O setor de enfermagem do Hospital Janduhy Carneiro está passando por reorganização de toda a operacionalização, modernizando e facilitando o trabalho das estatísticas dos atendimentos.
João Batista Rodrigues faz ampla explanação sobre as mudanças ocorridas no atendimento a pacientes de UTI, dando ênfase aos cuidados com as úlceras por pressão, atenção da enfermagem na aspiração de secreções. A UTI está ganhando novo modelo de prontuário, mais completo e preciso. “Estamos trazendo para a UTI do Regional de Patos um programa de informatização das informações, que será bastante útil para os profissionais no acompanhamento dos pacientes que precisam de atenção diferenciada”, comentou Batista. O treinamento tem continuidade neste sábado, devendo ser encerrado por volta de uma da tarde.
Assessoria


Sobe para sete número de vítimas da chacina do Rangel

A chacina do Rangel, ocorrida ontem em João Pessoa, teve o número de vítimas fatais ampliado para sete, todos da mesma família. Hoje a mãe grávida de gêmeos, Divanisa Lima, 37, após sofrer paradas cardíacas, não resistiu e foi a óbito. Ela, que estava grávida de gêmeos, vem somar ao esposo e mais três filhos, 2, 4 e 10 anos, mortos a golpes de facão. Um filho do casal se escondeu e conseguiu sair ileso da chacina cometida pelo casal Carlos José Soares, de 25 anos, e sua mulher Edileuza de Oliveira Santos, 26 anos.

Revelação jovem do brega fala ao pbnoticias




Aos 28 anos de idade, apadrinhado de Valdick Soriano e carregando uma baita responsabilidade nas costas, de manter o padrão de qualidade do brega, tão bem representado por seu pai, Bartô Galeno (40 anos de carreira), Bartozinho Galeno é hoje um dos nomes em evidência nesse estilo romântico que já foi bastante discriminado no Brasil, mas que se mantém firme e forte.
Há 15 anos acompanha o pai. Nessa caminhada bebeu na fonte de grandes nomes. Ele cita como principais influências na sua vida artística, Reginaldo Rossi, Amado Batista, Carlos André, Zezo e especialmente seu pai, Bartô Galeno. Bartozinho já acumula prêmios, como o de Big Brega Brasil, da TV Diário de Fortaleza, título de cantor mais jovem e revelação do brega. Com uma média de 16 shows por mês, maioria no Ceará, já gravou dois Cds e um DVD, com produção de Caju e Castanha. Uma das músicas de seu último Cd, “Quarto de Motel”, é uma das mais pedidas em emissoras de rádio do Ceará.
Ele está sempre participando também de festivais de brega junto com seu pai, a exemplo do que ocorreu em maio deste ano no I Quixabrega, no município de Quixaba, uma forma de ampliar a divulgação de seu trabalho.
Quanto a Bartô Galeno (pai), natural de Sousa-PB, autor de clássicos como “So lembrança”, primeiro grande sucesso, composição em parceria com Carlos André, além de “Par de Aliança” e “Cadeira vazia”, que o projetou como compositor, diz que seu filho surpreende seguindo o estilo brega, que emociona os corações. “Desejo muita sorte e um futuro de sucesso para Bartozinho”, diz emocionado ao falr do filho, Bartô Galeno.

Texto e foto:pbnoticias.com

Mais um jovem é executado em Patos

Esse título está ficando bastante repetitivo na mídia patoense, o que demonstra a banalização como esse tipo de delito acontece com tamanha fequência.
Após ser apontado como principal acusado de roubos em Patos, o jovem de 17 anos, R.L.S, conhecido pela alcunha de Alemão, foi encontrado morto a tiros na manhã de hoje. O rapaz chegou a ser detido na tarde de ontem após a ocorrência de um roubo próximo da granja da família Guedes, mas foi liberado por falta de provas. Na madrugada de hoje, uma hora após denúncia de roubo em uma loja na Rua Getúlio vargas, o menor foi encontrado morto. "Justiça" com as próprias mãos, falta de respeito às leis vigentes. É um caso que deve ser bem explicado pela Polícia. Se existe suspeita que tinha havido acerto de contas, já que a vítima tinha antecedentes, o certo é se saber com quem essas desavenças para punir os culpados, afinal trata-se de uma homicídio e existe jurisprudência para isso.
O que está nos deixando bastante preocupados é a onda de violência que impera em Patos há anos. São muitas mortes ainda sem explicações muito concretas. A Polícia apenas diz que são oriundas da briga de traficantes por boca de fumo. Ora, porque não intensificar cada vez mais as investigações para torar de circulação os marginais. O que não se pode é deixar a poulação como alvo fácil para balas perdidas, como já tivermos casos em nossa cidade. Precisamos de uma segurança muito mais eficaz no combate ao crime em Patos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Coutinho liberado para coligar-se com Cássio



O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, comentou as declarações do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que disse não haver problemas uma possível aliança envolvendo PSB e PSDB na Paraíba em 2010. O prefeito de João Pessoa comentou que o PSB tem direito a reivindicar uma candidatura ao governo da Paraíba. Tudo corre para uma composição no próximo ano de uma coligação unindo Coutinho e Cássio.

O PMDB não abre mão de ter seu candidato, o que inviabiliza o projeto de Coutinho chegar à chefia do Executivo Estadual., caso dependesse do partido do governo Maranhão Nesta quinta, 09, Ricardo se reuniu com Eduardo Campos no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, acompanhado de outros líderes paraibanos, inclusive de oposição.

Coutinho falou das críticas que tem recebido por suas visitas aos municípios do interior. Ele diz que sempre discutiu políticas públicas e não é agora de deixará de fazê-lo. Disse não estar fazendo campanha política, enfatizando ser vítima de fofocas e intrigas.

pbnoticias.com

Cinema: Lançamento


A Era do Gelo 3 - Ice Age 3

Nossos heróis dos grandes sucessos de animação A ERA DO GELO e A ERA DO GELO 2 estão de volta numa incrível aventura que vai agradar a toda a família. Scrat continua tentando agarrar a bolota fujona (e, no meio do caminho, pode encontrar seu grande amor); Manny e Ellie aguardam o nascimento de seu minimamute; Sid, a preguiça, cria sua própria família, embora de faz-de-conta, ao desviar alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, começa a se perguntar se a convivência com os amigos não o está deixando molenga demais.

Numa missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura por um misterioso mundo subterrâneo, onde acabam deparando com dinossauros, lutam contra estranhas plantas assassinas - e conhecem Buck, uma agitada doninha de um olho só, caçadora de dinossauros.

Jornalistas realizam manifesto contra decisão do STF na Capital







Haceldama Borba



Jornalistas e estudantes de Comunicação Social da Capital e do interior do Estado realizaram na manhã desta quinta-feira (09), um ato público em repúdio à desregulamentação dos profissionais do jornalismo. A categoria está mobilizada desde o último dia 17 de junho quando saiu à decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou a exigência do diploma de jornalistas para o exercício da profissão.

Durante a manifestação, a categoria distribuição panfletos no qual externava a indignação contra a decisão do STF. “Foi um golpe na organização da categoria, uma profunda desvalorização da formação universitária e uma afronta à sociedade brasileira”.

A manifestação contou ainda com as presenças da Secretaria de Comunicação do Estado, Jornalista Lena Guimarães, dos reitores Thompson Mariz (UFCG), Marlene Alves (UEPB), da vice-presidente da API, Marcela Sitônio, do presidente da ACI, Antônio Gomes, do Sindicato dos Jornalistas, Land Seixas e representantes da FENAJ e do Fórum Contra a Desregulamentação das Profissões de Nível Superior na Paraíba.

De acordo com a reitora Marlene Alves a desregulamentação da profissão agride a uma área estratégica da formação do povo brasileiro que é o profissional que trabalha com a informação. A reitora externou como viu a decisão do Supremo.

“Eu creio que como todo brasileiro que se preocupa com a formação da soberania da imagem do Brasil quando o profissional é tratado da forma como foi. Faço aqui um repúdio à atitude do Supremo, mas também tenho que certeza que a categoria conseguira reverter à decisão. Foi um equívoco e seguramente o Congresso Nacional encontrará uma forma para retomar o estado anterior até porque essa profissão é fundamental na construção e uma sociedade democrática”, disse.

Já o reitor Thompson Mariz disse que não acredita que qualquer grande veículo de comunicação irá contratar profissionais que não tenham um diploma. “Se as grandes empresas não vão contratar, as universidades não vão contratar, imagino que deram um tiro no pé. O STF só chamou a atenção do repúdio da sociedade para uma decisão tão estapafúrdia quanto a que a Corte tomou”, disse o reitor.
paraibaonline.com
Fotos: Metódio Leitão

Superintendente Alexandre Nóbrega se reúne com os Agentes de Trânsito


Ontem às 17h30 no auditório da Central de Marcação da Secretaria de Saúde, na Rua Vidal de Negreiros, o novo Superintendente da STTRANS se reuniu com todos os servidores do órgão para expor assuntos da nova administração e também tratar de fazer um panorama da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos junto a comunidade que compõe o órgão.

A mesa da reunião foi composta pelo superintendente Alexandre Nóbrega, que convidou os demais representantes, entre eles estavam o chefe do gabinete Pedro Leitão, Antonio Coelho, presidente da Associação de Luta dos Agentes de Trânsito-ALTRANS, José Gonçalves, presidente do SINFEMP, a agente de Trânsito Claudia Shymenne. Ainda se fizeram presentes Airton Alves, representando a Assessoria de Comunicação, e Juraci Dantas.

Alexandre Nóbrega fez questão de deixar claro que pretende administrar a STTRANS (Superintendência de Trânsito e Transporte) com humildade e diálogo com os agentes, e sempre estará aberto para as negociações quanto às reivindicações apresentadas pela categoria. Antonio Coelho expôs que os agentes estão dispostos a colaborar com tudo que se fizer necessário para ajudar no sucesso da Superintendência. Aproveitou para reivindicar escala de trabalho rotativa para todos e que não se pode dá continuidade ao tratamento diferenciado aos agentes, coisa que contribuiu para a divisão da categoria e conflitos acontecidos.

Durante toda a reunião sentiu-se um clima de novos tempos e desejo de deixar no passado problemas acontecidos. Outros agentes também expuseram o desejo de melhorias no regime funcional.

O superintendente encerrou a reunião deixando uma expectativa benéfica e já está marcada uma reunião com a diretoria da ALTRANS. Para o presidente da ALTRANS este é um momento grandioso para o futuro da STTRANS.

Josivan Antero (radialista)

Arquivo do blog