Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de janeiro de 2009

Centro de Tradições Ciganas deve ser inaugurado este ano em Sousa


A cidade de Sousa deve ganhar em 2009 duas importantes obras. O Centro Vocacional Tecnológico e o Centro de Tradições Ciganas. A informação é do principal articulador das duas obras, o deputado federal Marcondes Gadelha. De acordo com as informações do parlamentar, o centro de Tradições Ciganas deverá ser inaugurado nos próximos meses.
Este último tem o objetivo de "preservar a cultura da população cigana da região de Sousa. Eles deixaram a condição nômade e passam por um complicado processo de interação com a sociedade, o centro pretende garantir essa interação", explica Marcondes.
Preservação da cultura cigana
Outro objetivo do centro é divulgar e manter viva a cultura cigana. Um grande festival anual passará a acontecer na cidade. "Teremos apresentações musicais e de outras manifestações da cultura cigana, sempre com o intuito de preservar os valores culturais do povo cigano". Marcondes acredita que o festival atrairá grande fluxo de turistas e entrará para o calendário de eventos da região.
O prédio terá mais de 300m² com possibilidade de ampliação. O centro terá auditório, sala de exposição e diversas salas multi-uso e também uma boutique para venda de artigos confeccionados pelas comunidades ciganas. A obra, que é uma parceria entre Governo Federal e Eletrobrás.

Mão-de-obra para o petróleo

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) oferecerá cursos de nível médio focados no mercado de trabalho. O principal objetivo é formar mão-de-obra para a indústria do petróleo que será instalada em breve na região. "O prédio já está na segunda laje e vai abrigar, em poucos meses, estudantes da região que queiram ingressar em cursos técnicos", informou Marcondes. Para o deputado é importante que a cidade ofereça profissionais preparados para o novo mercado que Sousa abrirá.
A obra, que conta com recursos alocados por emendas de Marcondes Gadelha está sendo construído em parceria com o Cefet em terreno doado pela Prefeitura. "Disponibilizeis os recursos para a construção e aquisição de equipamentos. A prefeitura participou da obra e o Cefet ficará com a administração do centro", detalhou o deputado.
A intenção de Gadelha é promover cursos com professores cariocas com larga experiência em extração e refino de petróleo. "Traremos esses professores já no início das atividades do CVT. O centro oferecerá outros cursos, sempre voltados ao mercado da região". Marcondes não esconde satisfação em ter participado das duas importantes obras. "Fico com uma boa sensação de dever cumprido. São duas obras de extrema importância. Uma olha para o passado e perpetua a cultura cigana. A outra mira o futuro e garante várias gerações com conhecimento para atuar de forma competitiva no mercado de trabalho".

Redaçao com Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog