Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

508 denúncias de exploração sexual contra crianças na Paraíba


A coordenação do 1º Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop), divulgou levantamento onde aponta que em 2008 foram registradas 508 denúncias de exploração infantil. Esses dados foram colhidos nas Promotorias de Justiça de 51 Municípios paraibanos.
De acordo com o levantamento, as cidades de João Pessoa (133), Campina Grande (94) e Santa Rita (53) foram as que apresentaram o maior número de denúncias registradas. Já os Municípios de Bayeux, Mamanguape e Patos tiveram a mesma quantidade, 16 casos de denúncias de exploração sexual infantil registradas no ano passado.
O Promotor de Justiça Hamilton de Sousa Neves Filho, Coordenador do 1º Caop, explicou que assim que as denúncias chegam ao conhecimento do Ministério Público elas são encaminhadas aos Promotores de Justiça da Infância e Juventude, que passam a investigar, para que sejam tomadas as providências.
Ele alerta porém, que desse número, a cada 10 denúncias que são feitas apenas uma tem fundamento. “Desses casos cerca de 90 a 95% não prosperam, devido a três situações, por medo das vítimas e familiares de denunciarem efetivamente ao MP, pelo fato das pessoas acobertarem os envolvidos e por falta de provas, que fundamentem a denúncia. Esses problemas dificultam para que o Ministério Público possa agir com eficiência no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou Hamilton Neves.
Atendimento ao cidadão
A coordenação do 1º Caop divulgou também a quantidade de atendimentos realizados em algumas Promotorias da Capital, durante o ano de 2008, que totalizaram 6.066 atendimentos.
A Promotoria de Defesa do Consumidor atendeu, durante o ano passado, cerca de 2.180 pessoas, a Promotoria de Defesa do Cidadão registrou 1.946 atendimentos. Já na Promotoria do Meio Ambiente foi registrado um número menor 148. Por fim a coordenadoria do 1º Caop atendeu cerca de 1.792 pessoas em 2008.
Assessoria do MPPB
foto:brasilcontraapedofilia.0freehosting.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog