Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 12 de outubro de 2008

Violência no trânsito é responsável por 29,3% das mortes de crianças, entre um e nove anos de idade


Campanha dos ministérios da Saúde e
Cidades começa neste domingo


Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e das Cidades, Márcio Fortes, lançaram neste domingo (12/10), Dia da Criança, no Rio de Janeiro (RJ), a campanha “Ajude a salvar as nossas crianças. Cuide delas no trânsito” que, pela primeira vez tem a garotada como foco principal de conscientização. Até 11 de novembro conhecidos personagens das histórias infantis – Branca de Neve, Três Porquinhos, Lobo Mau, Rapunzel, entre outros –, protagonistas da campanha, tomarão conta das ruas para distribuir informações e dar dicas aos pais e responsáveis.
Segundo Temporão, se por um lado o Brasil está assistindo a redução da mortalidade infantil por diarréia, doenças infecciosas, relacionadas ao parto, desnutrição e pneumonia, resultado das políticas sociais, da melhoria das condições de vida e do grau de educação das famílias, por outro lado, as mortes por violência e relacionadas ao trânsito, incluindo com crianças, estão aumentando.
Bebida e direção nem pensar
“Daí a importância dessa campanha que visa conscientizar os pais, os responsáveis e, principalmente, as crianças para que elas cobrem dos adultos que não coloquem menores no banco da frente, que todos estejam com cinto de segurança no banco de trás, que observem as condições de tráfego do veículo, que respeitem os limites de velocidade e que em hipótese alguma dirijam depois de beber”, alertou Temporão, frisando a importância da parceria dos ministérios da Saúde e das Cidades e Denatran que vai dar uma continuidade às campanhas, antes, realizadas esporadicamente.
Márcio Fortes anunciou que para 2009 estão programadas 12 campanhas com recursos de R$ 120 milhões. “A conscientização que queremos fazer é para pais e crianças com campanhas mais permanentes”, explicou.Temporão lembrou ainda que é necessário manter esse grande debate e a informação para que a conscientização das pessoas se amplie e que o Brasil possa comemorar uma redução substantiva dessas atuais 35 mil mortes no trânsito por ano.
Ascom
foto:www.amparo.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog