Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Patos inaugura dia 23 Centro de Apoio à Agricultura Familiar


O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, inaugura no próximo dia 23 o Centro de Apoio à Agricultura Familiar, que funcionará na Praça Sebastião Soares, próximo à Feira da Troca, no antigo Coreto 4. O Centro vai servir de apoio ao produtor da agricultura familiar, que poderá expor seus produtos e comercializá-los diretamente ao consumidor e assim assegurar sua renda sem atravessadores.
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, aproveitou o Coreto 4, que estava obsoleto, reformou e equipou o prédio, aproveitando toda a área disponível. Para o secretário de Agricultura, Sebastião dos Santos, existe uma grande preocupação da administração municipal com o homem do campo, e esse Centro vai servir, inclusive, como espaço para capacitação de produtores rurais.
O agricultor do Assentamento Campo Comprido, em Patos, Severino Almeida, enfatizou que o Centro será de grande importância para que os agricultores, que perdem 30% do valor do produto com os atravessadores, possam vender sua produção diretamente ao consumidor, ampliando sua margem líquida.
Doze municípios participam da Feira
A inauguração do Centro de Apoio à Agricultura Familiar acontecerá justamente no dia da Feira da Agricultura Familiar do Médio Sertão da Paraíba, dia 23, quando doze municípios vão expor e comercializar frutas, verduras e produtos beneficiados, a exemplo de doces, farinhas, mel, óleos. Ontem e hoje (terça-feira) aconteceram reuniões para definir toda a programação desse evento, que funcionará na Praça Cícero Sulpínio, ao lado do Guedes Supermercado.
De acordo com José de Anchieta, representante da Cáritas no colegiado do Médio Sertão, a perspectiva é de que essa feira aconteça semanalmente e seja totalmente agroecológica, com seus produtos comercializados totalmente livres de agrotóxicos. Esse tipo de feira agroecológica já existe em vários municípios, exemplos João pessoa e Campina Grande e deverá acontecer no Centro de Apoio à Agricultura Familiar.
Capacitação
A Feira da Agricultura Familiar, além de Patos, tem vários outros parceiros, como: governo federal, estadual, Universidade, Sebrae, Emepa, Embrapa, Cáritas, Sindicatos e associações rurais, dentre outras. Um dos objetivos desse evento é oferecer capacitação, através dos parceiros, ao homem do campo, a fim de facilitar sua vida e melhorar a renda familiar.
Inclusão
Flávio Luna (foto), representante do Ministério de desenvolvimento Agrário, na área de dinamização econômica, que cuida da melhoria da renda do trabalhar de agricultura familiar, com sua inclusão no mercado de trabalho, disse que a Feira representa um ganho para o agricultor, com a criação de uma ponte entre ele e o mercado (consumidor). Este passa a entender a importância do agricultor familiar na economia, que produz com regras claras, transparência, produtos agroecológicos, que respeitam o meio e saúde da população.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog