Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Engenhoca traz maior conforto para cadeirantes


Paraplégico, mas um exímio batalhador pela vida, pelos direitos dos portadores de deficiência, combatente do preconceito, Tassiano Wanderley é daquelas pessoas que não é fácil encontrar com facilidade. Está sempre com a massa cinzenta funcionando na busca de novas idéias que venham facilitar a vida de quem tem dificuldade para se locomover. Durante esse bate-papo no Posto O Paizão, não esquece de fazer críticas ao seu proprietário, por não ter ainda feito adaptação para deficientes facilitando assim o acesso à loja de conveniência. "Rapaz, uma simples rampa resolveria isso, mas ele (dono do posto) não demonstra atitude alguma para resolver esse problema", desabafa.
Voltando ao tema central dessa entrevista, Taciano mostrou o novo protótipo da mais recente engenhoca sua que está chamando atenção de cadeiristas de alguns municípios da Paraíba. Trata-se de uma adpatação para quem não tem movimentos das pernas. Feito de peças de bicicleta, chaves de boca adaptadas, dentre outras, a idéia, já testada e aprovada, permite que a pessoa dirija com facilidade usando apenas as mãos. Freio, embreagem, acelerador, tudo ali ligado ao volante.
Inquieto, desvia mais uma vez do assunto para reclamar dos obstáculos existentes nas calçadas, principalmente na Rua Leôncio Wanderley, em que uma loja de material para piscinas, de pássaros, ouríveres, tomam a passagem dos pedestres, prejudincando principalmente os deficientes visuais, que não cansam de reclamar e ninguém toma providências. Inclisive a Promotora de Justiça local já está sendo acionada para colocar ordem e fazer valer o direito de ir e vir desses deficientes visuais.
24 motos e 4 carros adaptados
Trago ele mais uma vez para o assunto da engenhoca, não que estajamos conformados com o desrespeito aos pedestres, mas porque a novidade já atrai deficientes de outros municípios interessados na adpatação. Taciano estava em um Fiat Uno de Piancó, pronto para ser entregue ao cliente. Quatro carros já receberam o equipamento, que gira em torno de R$ 1.500,00.
Além dos carros, Taciano já adpatou 24 motos, que circulam pelos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. O modelo é a Twister, apresentada em 2003 na Feira Internacional de Tecnologia para Deficiente, em São Paulo. "Esses veículos adaptados melhoram significativamente a vida, não apenas do deficiente, que se torna mais independente, mas também das pessoas que vivem ao seu redor", explica Taciano, o verdadeiro Magaiver do Sertão.
Foto:garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog