Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Compra de votos: um dos vereadores mais votados de JP está envolvido e novas prisões vão ocorrer, diz PF


Por Fernando Patriota

Depois de ouvir dois acusados de participação em esquema de compra de votos na Capital, o delegado do Departamento de Polícia Federal na Paraíba, Derly Brasileiro (foto), disse que um dos vereadores mais bem votados em João Pessoa pode estar envolvido no escândalo. E que novas prisões podem acontecer a qualquer momento. O delgado colheu, na tarde desta terça-feira, 13, os depoimentos de Iomar Rodrigo dos Santos, também conhecido como “Votinho de Ouro”, e do mecânico Lamarck Leitão Batista, 29, candidato a vereador. Se condenados por crime de formação de quadrilha, os dois acusados podem pegar até quatro anos de cadeia, de acordo como Artigo 299 do Código Penal Brasileiro.
Tanto Iomar quanto Lamark estão presos preventivamente na Sede da PF, próxima da Praça de Independência e não serão transferidos para nenhum presídio, devido a existência de várias ameaças de morte. “De acordo com uma líder comunitária de João Pessoa, que deve ser ouvida ainda hoje (terça-feira), um vereador eleito na Capital é outro envolvido na compra de votos. Para não atrapalhar as investigações, não vou divulgar os nomes dessas pessoas. Novas prisões podem acontecer a qualquer momento.”, comentou Derly Brasileiro.
Apreensão de R$ 8 mil
Na semana passada, a Justiça Eleitoral requisitou da Polícia Federal que fosse instaurado inquérito para apurar a participação de “Votinho de Ouro”, lideranças e cabos eleitorais no esquema de votos. “Eu estava percebendo certas especulações em relação a uma pessoa conhecida por ‘Votinho de Ouro’. Dois ou três dias antes da eleição ele foi conduzido à nossa sede, para esclarecer algumas denúncias na orla marítima de João Pessoa. Com ele foi apreendida uma quantia de R$ 8 mil. Dinheiro oriundo desse esquema”, acredita Brasileiro.
O delegado revelou ainda que a esposa de Iomar, Dona Maria, e suas filhas estavam recebendo ameaças por parte de candidatos a vereador. “Ela também disse que Iomar estava desaparecido. Foi ai que senti que tinha instrumentos suficientes para solicitar a expedição de mandados de prisão, o que foi acolhido pela Justiça Eleitoral.” Lamarck foi preso na casa de parentes, no Bairro do Bessa e “Votinho de Ouro” na própria Polícia Federal, quando prestava esclarecimentos.
Felipe Leitão
Nos primeiros depoimentos realizados até agora, “Votinho de Ouro” não disse que tem envolvimento com o vereador eleito Felipe Leitão, acusado semana passada por várias pessoas de comprar votos e não pagar. “Agora, vou ouvi-lo novamente e espero que ele colabore com a Polícia Federal e com a Justiça Eleitoral”, frisou Derly Brasileiro. Enquanto as pessoas foram às ruas reclamar do calote, o delgado da PF adiantou que vai solicitar a Justiça cópias das declarações prestadas, para serem anexadas aos autos. “Cada caso será analisado individualmente. Pelas próprias palavras delas já cometeram crime.” Um fato foi esclarecido.
De acordo com, o delegado, os eleitores não receberam nada e sim os cabos eleitorais.
Queimadas
O mesmo esquema de compra de votos também foi instaurado no município de Queimadas. Contudo, em seu depoimento, “Votinho de Ouro” disse que não aceitou a oferta para bancar campanhas de vereadores.
wscom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog