Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Repercussão da mudança de governo da Paraíba na mídia nacional

Portais de abrangência nacional, como Globo, Uol e Terra, abriram suas manchetes na manhã desta quinta-feira ainda repercutindo a reviravolta política da Paraíba, com a cassação do agora ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e a ascenção do governo do ex-senador José Maranhão.
Nas matérias, links relacionados mostram processos envolvendo os dois principais rivais políticos, bem como o novo senador paraibano, Roberto Cavalcanti (PRB).
Segundo reportagem de Fábio Guibu, da Folha Online, José maranhão (PMDB) tomou posse com oito processos conrrendo contra ele no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), referentes às eleições de 2002 e 2006. Dois desses processos, se considerados procedentes, podem levar Maranhão a perder o cargo de governador da Paraíba, como ocorreu a seu antecessor, Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.
As ações contra Maranhão no TSE acusam o peemedebista de abuso de poder político e econômico, compra de votos, conduta vedada e uso indevido de meio de comunicação.
Já sobre Cavalcanti, matéria no Portal Uol afirma que o advogado Boris trindade, que defende Roberto Cavalcanti, suplente de José Maranhão, afirma que seu cliente não pode ser responsabilizado pelos crimes de corrupção ativa e uso de documentos falsos.
De acordo com Trindade, ele será "indiscutivelmente" absolvido em ambos os processos. "Não há nenhuma prova com a audição de todas as testemunhas de acusação dizendo que Roberto concorreu para que o procurador da fazenda emitisse a tal certidão reduzindo débitos da Polyutil", afirma Trindade, dizendo que um habeas corpus recente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) retirou duas acusações contra seu cliente, de formação de quadrilha e estelionato.
Quanto a Cássio Cunha Lima, todos os portais mencionam a Ação Cautelar impetrada por seus advogados no Supremo Tribunal Federal, e a expectativa do tucano em ver a posse de Maranhão anulada, e o Estado definir novo governador com eleições indiretas. No Portal Terra a informação de quer a Assembléia Legislativa estaria sde juntando à AC no Supremo, já que, com isso, caberia a esta Casa realizar as eleições indiretas, e as chances maiores são de o Estado passar ao comando do deputado Arthur Cunha Lima (PSDB), primo de Cássio.
Onivaldo Júnior (com agências nacionais)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog