Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Origem do carnaval no Brasil


O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando. Certos personagens têm origem européia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina. A partir desse período, aos primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.
As pessoas decoravam seus carros, se fantasiavam e em grupos desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. O carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX, e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval ficar mais animado). A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e se chamava “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá.
Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia, o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.
Fonte:Brasil Escola

12 comentários:

Anônimo disse...

oi,
achei isso um ótimo texto para minha pesquisa mto obrigado.
naum sabia disso mais foi legal saber,valew e bye bye

Anônimo disse...

é otimo o texte, mais não era ainda oq eu gostaria. Eu estava procurando a " Origem do carnaval no ceará". A história do carnaval no brasil é a mesma que a historia do carnaval no ceará?. Não tem em canto nenhum a historia do carnaval no ceará. Não sei mais oq fazer

Anônimo disse...

oi,
eu achei maravilhoso esse texto pois mi ajudo muito na minha pesquisa sobre o carnaval.
obrigado e bye bye
xauu galera

Anônimo disse...

oi,
eu achei maravilhoso esse texto pois mi ajudo muito na minha pesquisa sobre o carnaval.
obrigado e bye bye
xauu galera

Unknown disse...

oi

gostei muito foi pra minha pesquisa acho que vou tira 10. brigada

bay bay

Anônimo disse...

Eu adorei essas informaçoes eu nao garanto nota maxima mas eu vou tirar nota alta!!!!!!!!! kkkkkkk

Anônimo disse...

oi gotei muito desse texto por quer ele conta como eo canval no brsil? bejos bay bay galera

Anônimo disse...

Foi muito preciso eu adorei vou tirar nota dez!!!!!!!!

Anônimo disse...

Esse teaxto foi, praticamente copiando -.-"

Anônimo disse...

É bom o texto mas não me salvou da pesquisa

denyse disse...

gostei mt bla bla bla

Anônimo disse...

Gostei mto,Me ajudou de mais em um trabalho de escola

Arquivo do blog