Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cabra poder ser salvação da lavoura em Quixaba


Foi lançado na manhã desta terça-feira, 17, no Município de Quixaba – PB, localizado a 12 quilômetros de Patos, um projeto piloto que tem como parceiros Sebrae, Município, Banco do Nordeste, Banco Mundial, Banco do Brasil, dentre outros, a exemplo da ONG S.O.S Sertão. Trata-se do “Fazenda Eficiente Caprinocultura Leiteira, desenvolvido pelo Sebrae, dentro da iniciativa da instituição denominada Aprisco do Sertão Paraibano. O referido projeto aparece como importante alternativa econômica para os produtores rurais a partir da produção de leite de cabra, produto cuja demanda é bem superior a oferta, o que garante mercado seguro para os produtores, com a compra direta pelas usinas de beneficiamento lácteo. O evento de lançamento ocorreu no prédio da Câmara Municipal, com a participação de técnicos da Emater, Banco do Nordeste, secretários municipais, prefeito da localidade e produtores rurais, que receberam todas as informações sobre a metodologia a ser seguida pelos técnicos que os acompanharão.
O secretário de Agricultura, agrônomo Luciano Bezerra, falou da importância da implantação do Fazenda Eficiente, tendo Quixaba sido escolhido para o ponta-pé inicial desse modelo produtivo, que será referência para toda a região. “Dependendo do volume da produção atingida o excedente desse leite de cabra aqui produzido poderá ser exportado através de multinacionais para o mercado europeu, uma delas seria o Carrefour”, informou Bezerra.
Julio Cezar, prefeito de Quixaba, localidade em que 60% de sua população reside na zona rural, anunciou aos presentes que o município já adquiriu da Fazenda Tamanduá um reprodutor e recebeu a doação de outro através da S.O.S Sertão, o que trará grande melhoria genética do rebanho caprino. “Esse projeto vem se somar a outros, a exemplo do campo experimental de girassol, que estamos iniciando em nosso município, sementes que poderão servir no programa do biodísel. Estamos trabalhando para mudar a triste realidade vivida pelo homem do campo, que historicamente não tem recebido a atenção devida, enfrenta as intempéries climáticas e a burocracia dos órgãos fomentadores”, opinou Cezar.
Sobre a plantação de girassol, a meta é aproveitar caule e folhas, fazer silagem e garantir o alimento dos rebanhos caprinos durante o período de estiagem. No encontro a sobrevivência dos rebanhos foi outro tema bastante discutido, além das linhas de financiamento do Pronaf.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog