Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Colégio do Ceará é referência no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes


Por meio da mobilização e da conscientização da comunidade escolar e da sociedade em geral, o Colégio Marista, da cidade de Aracati, no Ceará, ganhou o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, com o projeto Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, que concorreu na categoria A Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas Privadas.
Aracati, localizada na região nordeste do estado do Ceará, a 152 km de Fortaleza, é conhecida pelas suas belas praias e pelo grande fluxo de turistas durante o período de alta-estação. Se por um lado o turismo oferece benefícios para a economia da região, por outro acarreta graves problemas sociais como a exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo dados levantados pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Aracati (CREAS), de janeiro de 2006 até junho de 2008 o município detectou 275 casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo 55 de violência sexual. É nesta triste realidade que o Colégio Marista busca intervir, ao ampliar a discussão sobre o tema, de modo a instigar o sentimento de responsabilidade e combater a problemática.
"O Colégio assumiu essa bandeira e virou referência no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes", explica o diretor do Colégio, Jair Emerson da Silva. "Os alunos estão cada vez mais empenhados em transmitir aquilo que aprenderam. A violência sexual tem que ser combatida. Ajudamos a conscientizar as pessoas mostrando que elas têm a quem recorrer", destaca. Entre as principais ações desenvolvidas estão a realização de oficinas temáticas, a capacitação e sensibilização de todos os professores, panfletagem pelo colégio, caminhadas pelas ruas da cidade para chamar atenção da população, a apresentação de peça teatral encenada pelos alunos e a criação de mesas-redondas com a presença da comunidade escolar, da sociedade civil e de representantes da Rede Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2009, o projeto vai ser ampliado para incluir alunos e professores de outras escolas.
O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos foi promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.
Com mais de 350 inscritos de todo o Brasil, foram premiadas as seguintes categorias: As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos; A Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas Públicas; A Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas Privadas; A Formação e a Pesquisa em Educação em Direitos Humanos; A Educação em Direitos Humanos na Extensão Universitária.
Os primeiros colocados em cada categoria receberam, além de troféu e certificado, R$ 15 mil. Os segundos, R$ 5 mil. A entrega dos prêmios aconteceu no dia 3 de dezembro de 2008, no Memorial JK, em Brasília. A próxima edição do PNEDH acontecerá em 2010. Para este ano, está prevista a disseminação, troca de experiências e reflexão sobre os trabalhos vencedores.

Assessoria
foto:diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde!

Parabéns à todos os que fazem o "COLÉGIO MARISTA" em Aracati-CE. Espero que este exemplo seja copiado por todas as cidades brasileiras. Assim como tudo que é bonito é pra ser visto...tudo que é benéfico deve ser também colocado em prática.Saíamos do anonimato...do eu sei mas não tenho aquem recorrer, eu sei...mas não tenho nada com isso. Temos sim, se o MP não resolver denucie-o ao orgão competente. Temos tudo ver, pois estamos nos referindo a uma nova geração que está perdendo o que ha de mais digno...sua identidade, seus valores, seus horizontes, seus sonhos descendo pelo ralo. E essa bandeira em prol de uma sociedade mais equilibrada, livre, consciente, justa e digna.
Obrigada

Arquivo do blog