Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Galo da madrugada desfila neste sábado pela primeira vez sem seu fundador


O bloco carnavalesco Galo da Madrugada, considerado o maior do mundo por ser acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas, desfila neste sábado (21) a partir das 9h nas ruas do Recife.
Na sexta-feira (20), os organizadores deram os últimos retoques para os defiles. O escultor Fábio Ferreira estava ajustando o boneco feito em homenagem ao fundador do bloco, Enéas Freire (foto), que pela primeira vez não vai desfilar no bloco porque morreu no ano passado. "Estou trocando ferragem por cabo de aço para garantir o movimento dos braços do boneco", explicou ele, no galpão do bloco, pela manhã.
Enéas Freire será o grande homenageado do desfile que vai resgatar os antigos carnavais, segundo o cenógrafo do bloco Ari Nóbrega. Uma réplica do primeiro estandarte da agremiação, de 1978, vai puxar o bloco seguido de pessoas com fantasias antigas como a de palhaço, de pierrot, entre outras. Em seguida virá o carro abre-alas onde fica o galo que dá nome ao bloco.
O segundo carro trará o boneco de Enéas Freire e, o terceiro, a figura de um bonde, que também resgata os tempos antigos. Cerca de 50 componentes devem desfilar nos três carros. Para o figurinista Cid Cavalcanti, o desfile deste ano sera especial por homenagear o fundador. "Estou no galo há 16 anos e será difícil colocar o bloco na rua sem ele", afirmou. "Mas sabemos que onde ele estiver vai nos ver com alegria", acrescentou.
Nóbrega diz que a imagem do fundador ainda é muito presente para todos no bloco. "Fico com impressão que ele está por aqui dizendo 'Ari, cadê meus carros alegóricos'como ele sempre fazia nesta época", afirmou o cenógrafo. O desfile deve contar ainda com 70 bonecos gigantes.
Nos trios elétricos que seguem o bloco haverá apresentação de Antonio Carlos Nóbrega, Lenine, Quinteto Violado, Nação Zumbi, Elba Ramalho, Toni Garrido, Banda Calypso, Miucha, Silvério Pessoa, Nena e Lula Queiroga, Almir Rouche, entre outros.
G1
foto:Agência Estado

Nenhum comentário:

Arquivo do blog