Damião Lucena
Agentes Culturais da cidade de Patos estiveram reunidos neste sábado pela manhã, com representantes do Sindicultura, entidade cultural do Sindifisco da Paraíba, ocasião em que discutiram a possibilidade de várias parcerias no âmbito artístico e, entre as decisões de referência, ficou acertada a criação da Associação Cultural de Patos, congregando integrantes de todas as artes, os quais serão amplamente convidados no próximo encontro marcado para às 08h (da manhã) do dia 19 de março, no auditório da Fundação Ernani Sátyro, oportunidade em que será aprovado o Estatuto e eleita a diretoria provisória que terá como primeira missão a estruturação da nova organização.
A ideia central é manter agregados todos os agentes culturais em torno de atividades conjuntas e individuais, de modo que a cultura local passe a ser vista com outros olhares e exija os seus direitos a partir do âmbito da cidadania. Será criado um espaço permanente para a realização de oficinas, exposições, apresentações, além de encontros diários em um tradicional “Chá Cultural”.
O Sindicultura, representado no encontro por Luciano Marinho e Edmilson Bandeira, será o Padrinho da nova entidade cultural de Patos, uma deferência decidida pelos participantes do encontro por, coincidentemente, no momento criado para discutir os projetos locais e a possibilidade de apoio do Sindifisco, ter surgido a ideia da nova organização.
Ainda no mês de março será solicitada uma audiência ao prefeito Nabor Wanderley, para reivindicar a sessão da Casa de Cultura Amaury de Carvalho, para que a nova entidade possa dinamizá-la, com atividades diárias e eventos permanentes, ao contrário do que acontece nos dias atuais, apenas com eventos esporádicos e velórios de pessoas influentes. A ideia é definir entre os próprios artistas uma dinamização do espaço para que ele cumpra, em sua amplitude, todas as missões para a qual foi criado, o que não tem sido possível com o Poder Executivo estando a frente de seu funcionamento.
Outro encontro será solicitado ao Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, para que haja uma união de parcerias em torno da ocupação de todos os espaços culturais e apoios possíveis, tendo sempre como agremiação o PCP (Partido da Cultura Patoense).
Nenhum comentário:
Postar um comentário