Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

São José de Espinharas investe em humanização na educação

O município de São José de Espinharas, através da Secretaria da Educação, iniciou o ano letivo 2011 na última terça-feira, 21, com a realização de uma semana de humanização destinada para todos que compõem a referida pasta e para os pais de alunos já matriculados para a jornada escolar 2011. O objetivo é aproximar professores, coordenadores e pais no que diz respeito ao tratamento das crianças e jovens dentro e fora de sala de aula. 

As aulas presenciais terão início neste 1˚ de março, onde a rede municipal de ensino conta com uma estrutura reformulada para o bom andamento do ano letivo, com uma unidade de ensino na zona urbana, a escola Titico Gomes, e uma unidade na comunidade Flores, a escola Mariana Nóbrega, ministrando ensino infantil, fundamental, além do ensino médio que funciona como extensão da rede estadual de ensino através do Colégio José Américo, que tem ponto fixado no centro da cidade.

O município dispõe ainda de grupos escolares em comunidades adjacentes, a exemplo de Garrote, Ipueira, Pinhão, Maria Paz entre outros. Complementando a estrutura de ensino de São José de Espinharas, que atualmente conta com um total de 18 unidades educacionais, a Creche Gabriela Wanderley, que irá funcionar nos dois turnos. Pela manhã atenderá com suporte educacional crianças de 2 e 3 anos de idade e no período da tarde crianças de 4 e 5 anos de idade.

A Secretaria de Educação do município também conta com parcerias junto ao Governo Federal, através dos programas EJA (Educação para Jovens e Adultos), Brasil Alfabetizado, ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação), Escola Ativa, que atende as salas multiseriadas na zona rural e também do Telecentro, que tem o objetivo de expandir a inclusão digital para crianças, jovens e adultos nas comunidades que compreendem a área territorial do município .

A secretaria de Educação, Flávia Medeiros, disse que os trabalhos de manutenção da estrutura física e no que diz respeito ao planejamento pedagógico para 2011 estão acelerados. Entre as ações de reestruturação está providenciada a compra de fardamento escolar, novas carteiras para as unidades de ensino que também passam por reformas para melhor acomodação e qualidade educacional para o alunado.

“O nosso objetivo é fazer da educação de São José modelo de qualidade de ensino e garantia de bem-estar para o alunado da rede municipal. Oferecemos uma estrutura pedagógica com profissionais capacitados, qualificados e acima de tudo, humanizados no que diz respeito à função de professor para com as crianças, jovens e adultos”, enfatizou Flávia.

Ela explicou que não basta apenas oferecer espaço para acomodar os alunos, valorizar os professores e demais profissionais ligados à educação, fazer investimentos na infraestrutura, equipamentos, sendo necessário vivenciar junto ao alunado as situações de dificuldade por ele enfrentada e só assim resgatar, não só a educação, como também uma melhor qualidade de vida para ele.

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog