Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Polícia prende dois envolvidos em assalto a comerciante de Patos



Marcos Eugênio
 
Um assalto ocorrido ontem (quinta 24) na cidade de Patos, tendo como vítima o senhor José Antônio, 62, comerciante de jóias, morador do Jardim Lacerda, foi elucidado na tarde desta sexta-feira, com a prisão de duas pessoas e a recuperação do fruto do crime.
Por volta das 14h de ontem o comerciante estava em casa com sua esposa quando José Willians Bezerra de Sousa, residente no Bivar Olinto, 42 anos, bateu na porta e de posse de uma nota de R$ 20,00 na mão, disse que estava ali para pagar uma conta de seu irmão. “Quando abri a porta ele entrou e estranhei por ele passou direto da sala. Mandei que ele sentasse, mas quando fez o gesto de sentar-se foi logo sacando de um revólver”, narrou a cena o comerciante.
Mesmo com uma arma apontada para si o senhor José Antônio segurou a mão de Willians na tentativa de desarmá-lo, mas um comparsa deste que estava na calçada, entrou e começou a chutar o dono da casa. Este tonto pediu clemência para que não lhe matassem. Enquanto isso sua esposa já havia fugido para a vizinha e tentava acionar a Polícia.
A dupla então conseguiu recolher grande parte das jóias em ouro e bijuterias do comerciante e fugir em uma moto. A vítima prestou queixa e, vendo o arquivo fotográfico da Polícia Civil, identificou um dos acusados Willians, que tem antecedentes criminais. Os agentes saíram em diligência e conseguiram prender Willians, que acabou confessando a autoria do assalto, juntamente cometido, segundo ele, com um rapaz residente em João Pessoa.
Faltava recuperar as jóias. Depois de muita insistência a polícia recebeu as coordenadas de onde poderia encontrá-las. Os agentes seguiram então para o bairro Novo Horizonte e cercaram a casa do ex-PM Francisco Junior Nóbrega do Nascimento, 40, também com antecedentes criminais por assalto, segundo a Polícia Civil, que responde pela alcunha de Cheque sem Fundo, expulso da Polícia Militar justamente pela prática de estelionato, pagar com cheques sem fundos.
Durante o cerco à casa de Junior, este colocou as jóias em uma sacola plástica e arremessou para o quintal de uma residência próxima da sua. Ele foi abordado pelos policias e disse que não sabia das jóias.  Na varredura na vizinhança a sacola foi entrada e este foi detido. O comerciante reconheceu Willians como um dos assaltantes, inclusive com quem teve luta corporal, mas informou ao delegado Edson Pedrosa que o ex-PM não foi até sua residência e deu a descrição do comparsa do primeiro, como sendo um rapaz de estatura alta, magro e pele morena.
Por ter sido preso com o produto do assalto, no mínimo o ex-PM será enquadrado por receptação. Mas, segundo Pedrosa, as investigações continuam.
José Antônio agradeceu bastante a ação policial. “Isso aqui é o ganha-pão de minha família”, disse ao pbnoticias. Foram recuperadas192 pulseiras; 98 pingentes, 8 relógios; 196 brincos; 33 correntes de pescoço; 4 pulseiras de ouro. Esta foi a segunda vez que o comerciante é vítima de violência em Patos. Da primeira vez ele foi roubado, não chegou a ver o autor do crime.
Sobre o fato de ter reagido com o assaltante de arma em punho, disse que foi um ato espontâneo, em que no momento só pensou em preservar o fruto de seu suor, mas que reconhece seu erro. As estatísticas mostram que a maioria das pessoas que reage a assaltos acaba assassinada.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog