Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Atividades culturais e caminhada marcam dia D de combate à dengue em Patos



Neste sábado, 26, a comunidade patoense está sendo convidada para participar de um movimento importante, de alerta sobre o risco que todos estão correndo, de se tornar vítima de uma doença que mata, a dengue. Diversas entidades já confirmaram presença ao ato programado para acontecer a partir da Praça Edivaldo Motta, local de concentração, onde também acontecerão atividades culturais, como música e encenações. “Cai fora dengue! Combater a dengue está em suas mãos”, esta é a campanha que está invadindo a Paraíba.

O governador Ricardo Coutinho, acompanhado do prefeito de Patos Nabor Wanderley, dentre outras autoridades farão pronunciamentos e seguirão em caminhada de aproximadamente quatro quilômetros para conversar com alguns moradores e falar da importância da prevenção à dengue, que cresce de maneira bastante preocupante na Paraíba.

Esta semana o gerente da 6ª Regional de Saúde, Davi Nunes, se reunião com Nabor Wanderley para tratar da parceria entres Estado e Município em ações educativas e preventivas, como a eliminação de meios ideais à reprodução do mosquito Aedes aegypti. 

O município está criando o Comitê de Combate à Dengue, composto por todas as secretarias municipais, estaduais, Tiro de Guerra, entidades civis organizadas, todos imbuídos na luta pela eliminação do mosquito transmissor da dengue. 

As ações acontecerão em forma de mutirão, fazendo-se a parte educativa conversando, entregando panfletos ilustrativos de como evitar a presença do Aedes, limpeza de entulhos, lixo, palestras nas escolas, trabalho de conscientização nas unidades de saúde, dentre inúmeras outras atividades inerentes à cruzada contra a dengue, que apenas está começando.
O Comitê não deverá funcionar somente durante essa intensificação da campanha. Será uma entidade a desenvolver constantemente ações profiláticas que possibilitem à sociedade está sempre alerta nos cuidados básico para evitar essa doença. No Brasil 19 estados apresentam alto risco de dengue. 

Em 2009 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, houve o registro de 323.876 pessoas infectadas pelo vírus. No ano passado a estatística mostra que os números quase triplicaram, atingindo 999.688. Em 2010 o número de pessoas que foram a óbito em consequência da doença chegou a 572. 

Como evitar a dengue?

-Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida.

-Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos.

-Todo material descartável que acumula água. como copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, deve ser jogado no lixo.

-Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados.

 -Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.
-Troque diariamente a água de bebedouros de animais. Leve bem o recipiente com uma escova ou bucha.
-Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.

-Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, broméias, etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.

Quais os sintomas da dengue? 

Os sintomas da dengue são febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite. Pessoas que apresentam esses sintomas podem estar com dengue.

 Dengue Hemorrágica: A mais perigosa. 

A dengue hemorrágica é o tipo mais grave. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdômen e uma hora fica sonolenta, outra hora agitada. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. Por isso, todo cuidado é pouco.

O que fazer? 

A primeira coisa a ser feita é consultar um médico ou procurar um posto de saúde para obter orientação médica. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor. 

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. MAS CUIDADO: não use remédios à base de ácido acetil salicílico (aspirina e AAS). Evite a automedicação, consulte sempre um médico.

Dengue: Depende de cada Um

Se cada um fizer a sua parte, a cidade vai acabar com a dengue. Converse com sua família, com seus vizinhos, mostre a importância de participar desta campanha.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog