Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

População de Quixaba elenca prioridades em Orçamento Participativo


Esta quinta-feira, 27, foi um dia especial para a população do Município de Quixaba, se que fez representada por vários segmentos da sociedade na Câmara Municipal Casa José Luiz Bezerra, quando na ocasião foi discutido o orçamento participativo, com a construção do PPA – Plano Plurianual 2010-2013, que vai direcionar as ações do Poder Executivo de Quixaba para os próximos quatro anos.

O prefeito Julio César abriu os trabalhos falando da importância dos habitantes discutir melhorias para seu dia a dia com o Poder Público Municipal, através desses encontros, que permitem à sociedade apontar suas principais necessidades. “Discutir o Orçamento Participativo é um dever de cada cidadão, já que as ações municipais obedecem as propostas, reivindicações apontadas pelo povo”, comentou Cesar.

A contadora Janusa Sotero explicou o que é o PPA e sua finalidade. Fez uma rápida explanação de como funcionam as contas públicas, receitas e despesas, fontes e forma de aplicação, repasses e descontos diretos na fonte, além de precatórios. Durante a reunião houve exibição de um documentário enfocando as mudanças e avanços nesses primeiros meses da administração Júlio Cesar, com depoimentos de produtores rurais, professores, donas de casa e estudantes.

Na etapa seguinte foi aberto espaço para os representantes de comunidades, sindicatos, associações, órgãos governamentais apresentarem suas sugestões para o desenvolvimento local. Dentre as propostas apresentadas pela população constam hortas comunitárias, açudes, cisternas, passagens molhadas, poços, caixas d’água, peixamento de açudes, estradas, posto médico, moradias, tanques de resfriamento de leite, capacitação para a população, telecentros, dentre diversas outras necessidades dos moradores.

Ao final foram recebidas as propostas, que vão servir para o alicerce do projeto orçamentário a ser enviado à Câmara Municipal e consequentemente ser perseguido pelo governo municipal. O prefeito Julio Cesar fez uma avaliação desses oito meses de sua gestão. Falou das dificuldades financeiras porque passa o município, principalmente devido a brusca queda do FPM, única fonte de receitas de Quixaba, o que vem gerando muitos problemas para a administração municipal executar obras e serviços cruciais para a população. “Mas temos muita fé e coragem para trabalhar pelo desenvolvimento humano em nosso município”, acrescentou.


Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog