Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cantoria pé de parede no Coreto II



O poeta e produtor cultural Jomaci Dantas lançou na noite desta quinta 27 no Restaurante Pirão de Queijo – Coreto II, o DVD Jomaci Dantas – 20 anos de repente de produções artísticas, uma produção que teve apoio cultura da FIP – Faculdades Integradas de Patos. Para festejar a marca de 106 festivais por ele promovidos, Jomaci realizou uma cantoria pé de parede, que contou com a presença das duplas de repentistas: Moacir Laurentino (Paulista-PB), João Furiba (Jaquaritinga do Norte-PE); Zé Cardoso (Encanto-RN) e Zé Viola (Bocaína-PI).

Natural de Patos, 41 anos, 20 deles dedicados à poesia, nesse seu DVD há participação de grandes nomes da viola, a exemplo de Ivanildo Vila Nova, João Paraibano, João Furiba, Pedro Bandeira, Zé Cardoso, Pedro Bandeira, Sebastião Dias, dentre outros. Sobre os festivais de viola, que busca a valorização de uma das mais antigas modalidades culturais nordestinas, disse ao pbnoticias que falta incentivos dos órgãos governamentais para estes e citou os estados da PB, PE, RN e CE como os que mais lutam pela preservação da cantoria de viola.

“Piauí possui o maior congresso de violeiros do Norte e Nordeste do Brasil, que conta com mais de 100 repentistas, mas os poetas cantadores têm uma atividade bem maior aqui em nossa região, que compreende a Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio grande do Norte”, explicou. Ontem Teixeira realizou seu congresso de violeiros, que contou com a presença de dez repentistas.


pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog