Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Entidades discutem Projeto da Festa de Setembro


A tradicional Festa de Setembro, ou de Nossa Senhora da Guia, de Patos, que chega a sua edição de número 221 anos, foi pauta de reunião ocorrida ontem no auditório São Paulo, anexo da Catedral, encontro que contou com a presença do administrador da Igreja Nossa Senhora da Guia, Pe. Espedito Caetano, representantes de secretarias municipais, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Energisa e Polícia Civil.


Pe. Espedito considerou a reunião importante nesse processo de realização da festa, para que ela ocorra com tranquilidade e corresponda às necessidades da tradição e da modernidade, já que Patos cresce a cada dia e vive novas experiências. Informou que a grade da programação da Festa de Setembro, que faz parte do calendário religioso e turístico da Paraíba, será mantida. A única alteração já prevista é a não comercialização de bebidas alcoólicas no pavilhão da festa. “Esta foi uma decisão da Diocese, de não mais comercializar esse tipo de produto nas festas de padroeiro”, explicou.


Sobre a tradição da Festa de Setembro, que está completando 221 anos, falou ser uma manifestação enraizada nos costumes do povo de Patos, e que a cada ano se sente o apreço, o carinho que a população tem por este evento religioso. “Maria é modelo para sacerdotes”. Este é o tema da festa da padroeira de Patos em 2009. O administrador paroquial de Nossa Senhora da Guia, sobre a participação da Prefeitura no evento, disse que esta tem sido muito importante na organização, estrutura, desenvoltura da festa. “É a Igreja quem cuida de toda a parte administrativa da festa, mas a Prefeitura é essencial por é quem coordena todos os espaços físicos”, comentou Pe. Espedito.


O secretário adjunto de Infraestrutura de Patos, Marcone Santos, disse que a Prefeitura participa no evento com várias secretarias, com a STTrans, seja organizando a parte de barracas, controle de tráfego, controle sanitário, no tocante aos alimentos e bebidas comercializados, orientação e fiscalizando a instalação dos parques, dentre outros serviços. Explicou que as ruas Epitácio Pessoa e Solon de Lucena só ficarão interditadas no período da noite, para que haja transtornos para a população.


Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog