Desde o surgimento do vírus da nova gripe (H1N1) até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 105 casos suspeitos da doença na Paraíba. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (27), mais quatro suspeitas foram confirmadas (agora, são 16 pessoas com diagnóstico de gripe A, sendo que 14 estão curadas e duas morreram), 17 descartados (aumentando para 49 o total de descartes) e mais oito se integraram aos casos em investigação (40, no total). A primeira confirmação em gestante foi registrada em Guarabira. Cinco grávidas tiveram resultado negativo para o H1N1 e outras cinco aguardam resultados de exames.
A gerente de Resposta Rápida da SES, Diana Pinto, informou que os novos casos confirmados são de uma adolescente de 13 anos, residente em Campina Grande; uma técnica em Enfermagem de 35 anos, de João Pessoa; uma estudante de 15 anos, moradora de Cabedelo, e um gestante de 22 anos, residente em Guarabira. “Todos tiveram alta médica, inclusive a grávida, que está no primeiro trimestre de gravidez, tem uma cardiopatia e é pneumopata. A doença nela evoluiu para a cura e ela está em casa. Fizemos a investigação e nenhum caso secundário foi registrado na família dessa gestante, que tem marido e filhos pequenos”, disse.
Descarte
Os cinco casos descartados entre gestantes são de João Pessoa (2), Mamanguape (1), Bayeux (1) e Campina Grande (1). “Entre os casos descartados por exames laboratoriais, dois deram positivo para gripe sazonal. Os outros pacientes – alguns até com quadro grave de doença respiratória, com passagem pela UTI – tiveram outras viroses ou outros tipos de doenças respiratórias.
Até agora, apenas 24,6% das amostras processadas deram positivo para o H1N1. Isso mostra que o percentual de descarte de casos no Estado que já era alto (72,73%), aumentou ainda mais chegando a 75,4%”, disse.
No Estado
Foram notificados casos em 19 municípios paraibanos: Bayeux, Bonito de Santa Fé, Cabedelo, Campina Grande, Capim, Catolé do Rocha, Congo, Coxixola, Fagundes, Guarabira, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape, Patos, Pedras de Fogo, Pocinhos, Santa Rita, São Bento e Tavares. No último boletim, foi divulgado que havia notificação em 20 cidades, sendo que na ficha de um dos pacientes, o local de residência estava preenchido incorretamente, citando o município de Esperança.
Segundo este último boletim, foram confirmados casos em João Pessoa (9), Cabedelo (3), Coxixola (1) e Tavares (1), Campina Grande (1) e Guarabira (1). Dois pacientes morreram com a doença, no Estado. Dos casos confirmados, nove foram importados e sete são autóctones (a infecção ocorreu em território paraibano), sendo um relacionado a uma possível importação.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário