Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ouvidoria da UEPB realiza 2º Ciclo de Palestras


Dando continuidade ao programa “Quem Educa o Educador”, organizado pela Ouvidoria Geral da Universidade Estadual da Paraíba, será realizada, nos dias 28 e 31 de agosto e 1º e 16 de setembro, a segunda etapa do projeto que pretende facilitar o diálogo entre professores e alunos no sentido de melhorar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade.

Segundo Jomar Ricardo da Silva, ouvidor geral da UEPB, o primeiro Ciclo de Palestras, promovido no início de agosto, funcionou em caráter experimental e como uma boa oportunidade de ceder espaço às discussões e opiniões de professores e alunos da Instituição. “Através da primeira experiência já surgiram novas propostas para 2010”, afirmou.

Ele lembrou que “as iniciativas são orientadas pelos princípios de participação cidadã, transformação e justiça social, intencionando uma abertura em relação à sociedade, no sentido de sentir suas necessidades e, dentro de suas atribuições educacionais e vocação intrínseca, contribuir para o desenvolvimento da região”.

Participação de professor da França
Para este segundo ciclo, o professor Patrick Watier, da Universidade de Strasbourg, França, foi convidado a ministrar os temas “A importância da confiança nas relações interpessoais” e “A sociologia compreensiva em Georg Simmel”. As palestras são gratuitas, abertas a todos os interessados e terão tradução simultânea da professora Dalva Sarinho, da Aliança Francesa de Campina Grande.
Além disso, no dia 1º de setembro, haverá o lançamento do livro “Uma introdução à Sociologia Compreensiva”, de autoria de Patrick Watier. A edição, publicada pela Editora Forense e financiada pela Embaixada da França do Brasil, aborda a questão teórica da Sociologia na busca de compreender os fenômenos sociais através das relações interpessoais.
As palestras acontecerão no Campus de João Pessoa e de Campina Grande, com o apoio do CCBSA, CEDUC e CCT. Os temas “A relação professor/aluno: a busca do diálogo” e “O compromisso profissional e relações interpessoais na universidade” serão ministrados, respectivamente, pelo professor Rangel Júnior, pró-reitor de Planejamento, e Severino Gomes de Souza Filho, fundador da Ouvidoria da UEPB.

PROGRAMAÇÃO - 2º CICLO DE PALESTRAS

28/08/2009
10:00 h
Local: CAMPUS V – JOÃO PESSOA – CCBSA (Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas)
Tema: A relação professor / aluno: a busca do diálogo
Palestrante: Rangel Júnior (Pró-Reitor de Planejamento)

31/08/2009
19:00 h
Local: CAMPUS I – CAMPINA GRANDE - CEDUC I (Centro de Educação)
Tema: A importância da confiança nas relações interpessoais
Palestrante: Patrick Watier (Prof. da Universidade de Strasbourg)

01/09/2009
10:00 h
Local: Auditório do CEDUC I (Catolé)
Tema: A sociologia compreensiva em Georg Simmel
Palestrante: Patrick Watier (Prof. da Universidade de Strasbourg)

Lançamento do livro “Uma introdução à Sociologia Compreensiva”, de autoria de Patrick Watier.

16/09/2009
10:00 h
Local: Auditório de Psicologia, Campus de Bodocongó
Público: integrantes do CCT (Centro de Ciências e Tecnologia)
Tema: O compromisso profissional e relações interpessoais na universidade
Palestrante: Severino Gomes de Souza Filho (Fundador da Ouvidoria da UEPB

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog