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sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rede de comercialização de artesanato paraibano começa a funcionar em setembro


Crescimento de vendas de produtos será de 70% e foco é no setor da moda nacional e internacional
Procurando inserir de forma mais competitiva no mercado produtos de fabricação artesanal e de buscar novos clientes, artesãs de 12 estados do país e da Paraíba lançam no início de setembro a Rede de Representação Comercial. Organizadas através da Cooperativa Nacional de marca Única, o grupo conta com uma oferta de 3 mil produtos de diversas tipologias artesanais brasileiras a Rede espera crescimento de 70% nas vendas junto ao mercado da moda nacional e internacional.
A Rede de Representação funcionará através de equipes regionais que farão orientação direta as artesãs envolvidas na nova empreitada. Os grupos buscarão através de visitas clientes do segmento da moda que possam utilizar em suas peças as tipologias. Ao todo participam 2 mil mulheres que compõem 15 cooperativas dos estados do Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
As artesãs fabricam produtos que utilizam como matéria prima palha de palmeiras como o buriti, couro de peixe, sementes, sisal, sobras de madeira, algodão orgânico, lã de carneiro, crina de cavalo e pedras preciosas. Na Paraíba as integrantes da Rede produzem peças em labirinto e bordado.
Segundo Eva Kuffner, presidente da Cooperunica e integrante da Lã Pura do Rio Grande do Sul, afirma que todas as cooperativas e associações estão preparadas para atender grandes clientes. “Os nossos produtos já estão avançados em nível de qualidade. Com a prospecção de grandes pedidos estamos organizadas para fazer uma rede de cooperação. Só sabemos que nosso cliente vai ter o produto com preço, prazo e qualidade como o acertado no contrato”, comenta.       
Capacitação- Para fazer funcionar a Rede de Representação Comercial a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur), do Sebrae, Projeto Talentos do Brasil e Governo da Paraíba organizaram um encontro entre os participantes para alinhar questões jurídicas, contábeis e de acesso aos nichos de clientes.
O curso aconteceu em João Pessoa e foram discutidas questões de mercado e estratégias da política comercial, técnicas de negociação, avaliação dos resultados, formação de preços para exportação, avaliação e formulação de preços, plano de viabilidade da Cooperunica, política tributária e contábil e avaliação do plano de ação 2010/2011.
Assessoria Sebrae

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