Procurando
inserir de forma mais competitiva no mercado produtos de fabricação artesanal e
de buscar novos clientes, artesãs de 12 estados do país e da Paraíba lançam no
início de setembro a Rede de Representação Comercial. Organizadas através da
Cooperativa Nacional de marca Única, o grupo conta com uma oferta de 3 mil
produtos de diversas tipologias artesanais brasileiras a Rede espera
crescimento de 70% nas vendas junto ao mercado da moda nacional e
internacional.
A
Rede de Representação funcionará através de equipes regionais que farão
orientação direta as artesãs envolvidas na nova empreitada. Os grupos buscarão
através de visitas clientes do segmento da moda que possam utilizar em suas
peças as tipologias. Ao todo participam 2 mil mulheres que compõem 15
cooperativas dos estados do Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí,
Paraíba, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e
Rio Grande do Sul.
As
artesãs fabricam produtos que utilizam como matéria prima palha de palmeiras
como o buriti, couro de peixe, sementes, sisal, sobras de madeira, algodão
orgânico, lã de carneiro, crina de cavalo e pedras preciosas. Na Paraíba as
integrantes da Rede produzem peças em labirinto e bordado.
Segundo
Eva Kuffner, presidente da Cooperunica e integrante da Lã Pura do Rio Grande do
Sul, afirma que todas as cooperativas e associações estão preparadas para
atender grandes clientes. “Os nossos produtos já estão avançados em nível de
qualidade. Com a prospecção de grandes pedidos estamos organizadas para fazer
uma rede de cooperação. Só sabemos que nosso cliente vai ter o produto com
preço, prazo e qualidade como o acertado no contrato”,
comenta.
Capacitação-
Para fazer funcionar a Rede de Representação Comercial a Secretaria de
Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o apoio
do Ministério do Turismo (Mtur), do Sebrae, Projeto Talentos do Brasil e
Governo da Paraíba organizaram um encontro entre os participantes para alinhar
questões jurídicas, contábeis e de acesso aos nichos de clientes.
O
curso aconteceu em João
Pessoa e foram discutidas questões de mercado e estratégias da
política comercial, técnicas de negociação, avaliação dos resultados, formação
de preços para exportação, avaliação e formulação de preços, plano de
viabilidade da Cooperunica, política tributária e contábil e avaliação do plano
de ação 2010/2011.
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