Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Artesanato paraibano terá rede de representação comercial

Curso de capacitação em mercado será oferecido para as artesãs conhecerem estratégias de comercialização


De 24 a 26 de agosto será realizado, em João Pessoa, o curso Capacitação de Mercado do Programa Talentos do Brasil. O encontro reunirá 90 participantes, entre artesãs e técnicos integrantes do Programa, Sebrae e representantes da Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperunica), que reúne hoje o trabalho de 2 mil artesãos, que participam de 15 grupos organizados em 11 estados brasileiros, além da Paraíba.

A coordenadora do Talentos do Brasil, Patrícia Guimarães, explica que a capacitação tem como objetivos discutir e apresentar a nova estratégia de comercialização, na qual será criada uma rede de representação comercial dos produtos de todos os estados envolvidos em 12 estados.

“A implantação das representações começa em setembro, nas regiões Sul, Sudeste e parte do Nordeste. Isso permitirá uma capilaridade na distribuição dos produtos do Talentos do Brasi”, comenta Patrícia.

Na programação do curso estão previstas apresentações sobre mercado e estratégias da política comercial, técnicas de negociação, avaliação dos resultados, formação de preços para exportação, avaliação e formulação de preços, plano de viabilidade da Cooperunica, política tributária e contábil e avaliação do plano de ação 2010/2011, entre outros assuntos.

Os produtos fabricados por esses grupos utilizam a palha de palmeiras como o buriti e o tururi, coco e palha de babaçu, cipós, couro de peixe, sementes, sisal, sobras de madeira, bagacilho de cana, lã de carneiro, crina de cavalo e pedras preciosas, além do algodão natural. Além do Estado participam do projeto Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O curso é promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur), do Sebrae e Governo da Paraíba.
Cultura- Aproveitando a passagem do projeto e dos artesãos pela capital, o Sebrae e Governo do Estado organizarão diversas atividades culturais fora do periodo do curso. Amanhã, dia 24, os artistas assistem ao por-do-sol na Praia do Jacaré e na quarta-feira, 25, participam da Noite Cultural na Casa do Artista com a abertura da Mostra de Cerâmica. Os artesãos também conhecerão um pouco da culinária dos restaurantes da capital e visitam o Terraço Brasil, Tererê e o Mangai.

Talentos nas mãos- O projeto Talentos do Brasil une artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros, organizados em 15 cooperativas, que, juntas, formam a Cooperunica. A cooperativa comercializa, hoje, um portifólio com mais de 1.500 produtos.

O Programa, criado em 2005, tem o objetivo de promover a geração de trabalho e renda baseada na atividade da moda artesanal, organizada em comunidades rurais, com foco na emancipação sustentável, com responsabilidade social, cultural, econômica e ambiental.

Fazem parte do programa, ainda, estilistas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente, que compartilham seus saberes e sua experiência junto às artesãs, adequando os produtos às exigências do mercado, nas oficinas promovidas pelo projeto.
 
Érica Chianca 
 Unidade de Marketing e Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog