Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Samu de Patos é regionalizado


O secretário estadual de Saúde da Paraíba, José Maria de França, chega a Patos nesta sexta-feira para fazer a entrega, juntamente com o prefeito Nabor Wanderley e várias autoridades, da frota de ambulâncias do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a ser  utilizada no processo de regionalização do serviço, a partir da cidade de Patos.
Nessa ampliação de assistência à saúde da população, 21 municípios são contemplados, sendo que cinco deles vão se tornar base do Samu, mantendo uma ambulância para realizar os procedimentos de primeiros socorros, inclusive nas cidades vizinhas.
Ao todo são dez ambulâncias, das quais três ficarão na cidade de Patos, sendo que uma delas será UTI móvel, a qual está sendo adaptada para essa finalidade. Duas ambulâncias ficarão na cidade de Santa Luzia, uma em Passagem para atender, dentre as localidades, Cacimba de Areia, Quixaba, Salgadinho, outra em Condado, São José do Bonfim, Teixeira e São José de Espinharas.
“A ampliação do Samu é um importante compromisso do governo Lula com os brasileiros. Juntamente com as UPAs estão transformando a saúde pública do país”, disse o prefeito Nabor Wanderley.
Cobertura do Samu
Atualmente o SAMU 192 está presente em todos os estados brasileiros com 155 Centrais de Regulação Médica que abrangem 1.365 municípios. São mais de 108 milhões de pessoas que podem contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Até o final de 2010, a previsão é de que o serviço esteja disponível para aproximadamente 162,7 milhões de habitantes.

Em Parceria com Estados e Municípios pela Saúde
Em relação ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência o governo federal entra com uma contrapartida mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio mensal desses serviços.
No caso dos municípios de pequeno porte populacional ou que não possuam estrutura para implantar uma Central de Regulação Médica, estes poderão desenvolver projetos de regionalização em parceria com municípios que já possuam SAMU instalados.
Com isso, se pretende atender as diretrizes de regionalização da atenção às urgências, mediante a adequação criteriosa da distribuição dos recursos assistenciais, conferindo concretude ao dimensionamento e à implantação de sistemas estaduais, regionais e municipais e suas respectivas redes de atenção.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog