Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Samu de Patos é regionalizado: Novas ambulâncias são entregues

A Prefeitura Municipal de Patos juntamente como o secretário estadual de Saúde da Paraíba, José Maria de França, e o governador em exercício Ricardo Marcelo, fizeram nesta sexta-feira (22), na  praça Getúlio Vargas, a entrega de 7 novas ambulâncias que serão  utilizadas no processo de regionalização do serviço, a partir da cidade de Patos.
Ainda estiveram presentes na cerimônia de entrega, a deputada estadual Francisca Motta, vereadores, secretariado municipal, imprensa e outras autoridades.
Nessa ampliação de assistência à saúde da população, 21 municípios são contemplados, sendo que cinco deles vão se tornar base do Samu, mantendo uma ambulância para realizar os procedimentos de primeiros socorros, inclusive nas cidades vizinhas.
Ao todo são dez ambulâncias, das quais três ficarão na cidade de Patos, sendo que uma delas será UTI móvel, a qual está sendo adaptada para essa finalidade. Duas ambulâncias ficarão na cidade de Santa Luzia, uma em Passagem para atender, dentre as localidades, Cacimba de Areia, Quixaba, Salgadinho, outra em Condado, São José do Bonfim, Teixeira e São José de Espinharas.
“Hoje estamos recebendo sete unidades, as outras três estão passando ainda por um processo de montagem mais específico, pois serão utilizadas como UTI’s Móveis. Esperamos dar condições de sobrevida a muitas pessoas que solicitam nossos serviços, principalmente quando ocorrem acidentes. Estamos agora na expectativa para começarmos a atender essa maior demanda da população de Patos e região, afirmou Pedro Augusto – diretor do SAMU de Patos.
Eisenhower Alves de Brito – secretário de Saúde de Patos, disse que através dessa ampliação será possível levar mais atendimentos de urgência e emergência para Patos e toda a região. “Para isso temos tido todo o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que nos tem atendido sempre que precisamos melhorar ou ampliar a rede hospitalar da cidade de Patos”.
Para o governador da Paraíba em exercício – Ricardo Marcelo, toda essa melhoria no sistema de saúde do estado, deve-se a contribuição de todos nos impostos que são arrecadados, e dos convênios feitos com a esfera federal e os governos municipais.
Já o prefeito de Patos Nabor Wanderley, considerou que o município cada vez mais está conseguindo melhorar o sistema de saúde, não só do SAMU, mas de serviços de ampliação também em outros órgãos a exemplo do Hospital Regional, Hospital Infantil e Maternidade.
Atualmente o SAMU 192 está presente em todos os estados brasileiros com 155 Centrais de Regulação Médica que abrangem 1.365 municípios. São mais de 108 milhões de pessoas que podem contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Até o final de 2010, a previsão é de que o serviço esteja disponível para aproximadamente 162,7 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog