Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ministério da Saúde amplia remédios vendidos nas farmácias populares


Fraldas geriátricas e remédios para asma e rinite terão desconto na rede.
Ampliação dos medicamentos oferecidos beneficiará 1 milhão de pessoas.


O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (20) a ampliação do elenco de medicamentos oferecidos por meio do programa “Aqui tem Farmácia Popular”, que oferece remédios baratos à população de baixa renda por meio de convênios entre drogarias e o governo federal. A partir desta quinta (19), quando será publicada a portaria do ministério, a população poderá comprar nas 13 mil farmácias conveniadas fraldas geriátricas e nove novos medicamentos indicados para o tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de mais um tipo de anti-hipertensivo.

As medidas beneficiarão, segundo o ministério, cerca de um milhão de pessoas por mês, que poderão adquirir os produtos com valores correspondentes a até um décimo do preço de mercado. As chamadas “farmácias populares”, existentes em 2,36 mil municípios, já oferecem medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e gripe, além de anticoncepcionais. Para ter acesso aos medicamentos oferecidos pelas redes conveniadas ao programa federal é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica.
O investimento para ampliação dos medicamentos oferecidos pelo “Aqui tem Farmácia Popular” vai custar R$ 267 milhões. Os recursos já estavam previstos no orçamento de 2009 do Ministério da Saúde. A lista dos novos medicamentos contempla o tratamento das doenças que mais afetam os brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, a asma atinge entre 10% e 20% da população e, a rinite alérgica, 25,7% das crianças de seis a sete anos de idade e 29,6% dos adolescentes de 13 a 14 anos. Por serem crônicas, essas doenças diminuem a qualidade de vida e o bom desempenho nas atividades diárias, mas podem ser controladas com medicamentos. Os tratamentos adequados diminuem as internações. Só no caso da asma, foram 200 mil internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2009.

“Asma e rinite são algumas das doenças que mais afetam os brasileiros, enquanto a doença de Parkinson, glaucoma e osteoporose são doenças prevalentes entra a população idosa. Além disso, cerca de 40 mil brasileiros usam fraldas geriátricas regularmente. Por isso a importância da medida”, explicou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Cada beneficiário do “Aqui Tem Farmácia Popular” poderá adquirir até 40 fraldas geriátricas a cada dez dias. No caso do idoso ser considerado incapaz, o representante legal pode fazer a retirada do produto.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília 

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui em Campina Grande na Paraiba as farmacias populares náo dispoe de fraudas geriatricas.

Arquivo do blog