Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de dezembro de 2008

Rir e cantar, remédios para o coração


Especialistas determinaram o efeito das emoções positivas.As artérias se dilatam com as músicas agradáveis.


Luis Fernando Correia

Música faz bem para alma, agora sabemos que para o coração e artérias também. Pesquisadores da Universidade de Maryland, em Baltimore estudaram o efeito da música sobre a dilatação das artérias. O estudo científico avaliou o impacto da música sobre o endotélio, parte mais interna da parede das artérias. O endotélio mais do que o revestimento das artérias faz parte da regulação do diâmetro dos vasos.
Os especialistas queriam determinar o efeito das emoções positivas sobre as artérias. Uma dezena de participantes saudáveis e não-fumantes, com uma média de idade de 36 anos, puderam selecionar 30 minutos de música que gostavam e os deixavam relaxados. Para que o resultado fosse o melhor possível todos ficaram duas semanas sem escutar as músicas da seleção.
Para comparação, também foram indicadas quais músicas os deixavam ansiosos. Um teste mediu a dilatação da artéria braquial por meio de ultra-som em repouso após 30 minutos de estímulos -- músicas relaxantes, mais agitadas e um videoclipe divertido. As artérias se dilatavam com as músicas agradáveis e com as risadas do vídeo.
Por outro lado, as músicas mais agitadas geravam ansiedade e o estreitamento das paredes das artérias. Pesquisas como essas demonstram o que era observado. O cérebro, por meio das emoções, participa da regulação da pressão arterial e o estresse não pode ser negligenciado no tratamento dessas doenças.
Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog