Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Aprovado projeto que fortalece o ensino técnico em todo o país


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3) parecer da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) favorável a projeto de autoria do Poder Executivo que tem por objetivo fortalecer o ensino técnico e profissionalizante em todo o país.
A proposta (PLC 177/08) reorganiza a rede de escolas técnicas federais, reunindo-as em complexos educacionais denominados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que passarão a ser entidades de educação de níveis básico, técnico e superior especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica.
O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para a relatora, Ideli Salvatti, a proposta tem por meta "combater o apagão" da ausência de mão-de-obra especializada no país "de forma dinâmica e descentralizada".
- O projeto irá organizar todo o setor, a partir da integração das atividades desenvolvidas pelos centros federais de educação tecnológica, escolas técnicas federais, escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas às universidades federais dentro de uma mesma área geográfica, otimizando os seus recursos humanos e materiais - lembrou Ideli Salvatti, ao ressaltar que o projeto, depois que for transformado em lei, "terá reflexos positivos sobre toda a atividade econômica".
A proposição segue agora para análise da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e, logo depois, para exame da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Agência Senado

Nenhum comentário:

Arquivo do blog