Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de dezembro de 2008

Lançado em Patos + 90 Minutos – História do Futebol de Patos

Ex-jogadores
Foi lançada na noite de ontem (sexta 05) no auditório da Câmara Municipal, a obra + 90 Minutos – A História do Futebol de Patos, de autoria do historiador José Romildo de Sousa. O livro, que retrata de forma bastante abrangente os fatos que marcaram o futebol em Patos, os clubes amadores, profissionais, arbitragem, imprensa e grandes ídolos que levaram o nome de Patos, inclusive para a Europa, teve sua primeira edição, com prefácio do jornalista Luiz Carlos, em 1995. Treze anos depois A História do Futebol de Patos é relançada de forma ampliada e revisada.
Nesta edição o prefácio ficou por conta do conselheiro do TCE e escritor, Flávio Sátiro Fernandes, que não pôde comparecer à solenidade, tendo apresentado a obra o jornalista Virgílio Trindade.
Virgílio enalteceu o trabalho minucioso de José Romildo para dar seqüência à manutenção da memória futebolística de Patos, o vasto material iconográfico (fotografias) e aproveitou para dar pinceladas sobre os clubes patoenses e parabenizar a todos os atletas, desportistas que contribuíram e contribuem para fazer a história do futebol da morada do Sol.
“É uma obra completa e que deve ser acessada por todos os habitantes de Patos. Deve ser levada para as escolas, onde as crianças possam conhecê-la. O futebol de Patos sempre foi bonito, vibrante, heróico e isso deve ser visto por todos através desse magnífico trabalho de pesquisa”, comentou professor Virgílio.
José Romildo
+ 90 Minutos possui 580 fotografias e textos que abordam os principais acontecimentos que marcaram o futebol de Patos. Trata-se de vasta e importante pesquisa que servirá de subsídios para pesquisadores interessados no assunto. Um dos inúmeros relatos desse livro em prosa, verso e iconografia é o Botafogo de Seu Inocêncio, que passou seis anos sem perder para qualquer adversário. Por falar em Seu Inocêncio Oliveira, ele foi um dos percussores do futebol na Rainha das Espinharas. O livro traz dados como o da criação do primeiro time de Patos, em 1926, o Comercial Futebol Clube, por José Jorge de Sousa.
Na solenidade de ontem, vários ex-atletas foram homenageados, como Perequeté, Dissô, Canarinho e Bastim. Além dos homenageados, seus familiares e autoridades marcaram presença. “Após a finalização do livro, já recebemos mais material para uma terceira edição, que deve acontecer no próximo ano”, disse o autor de + 90 Minutos, José Romildo.
Nabor e Romildo
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, também teceu comentários sobre a História do Futebol de Patos. Disse que o livro é uma grande oportunidade dos patoenses manterem sua história viva, que os jovens possam saber como Patos cresceu e desenvolveu na área do esporte e que servirá bastante como fonte de pesquisa. “A gente vai discutir com a Secretaria de educação para ver da possibilidade de adquirirmos alguns exemplares para as bibliotecas municipais, ampliando assim o acesso dos estudantes e da comunidade a essa tão importante obra”, disse Nabor Wanderley.

Ex-goleiro Canarinho e ex-zagueiro Perequeté
Depois da entrega das homenagens a ex-atletas, desportistas e autoridades, José Romildo participou da sessão de autógrafos. Para finalizar, foi seervido um coquetel com música ao vivo no estacionamento da Câmara Municipal. + 90 Minutos será lançado neste sábado na Capital paraibano, no encontro dos patoenses, no Glacê Recepções, em Manaíra.
fotos:garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog