Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mais de 2.500 pessoas deixam de fazer provas do Cefet; 15 foram excluídas por celular


Na tarde desta segunda-feira, 1°, terminam as provas de seleção para Processo Seletivo Unificado (PSU) do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB). As provas acontecem durante dois dias e no primeiro, 16 pessoas foram excluídas do processo, 15 delas por portar celular, o que é estritamente proibido, e uma estava com um aparelho de MP4, o que também não é permitido durante as provas.
No total, 2500 pessoas deixaram de fazer as avaliações, ou seja, 18% dos inscritos não compareceram. Em um primeiro momento o número de faltas pode parecer alto se comparado às universidades, mas a diretora da Compec (comissão responsável pela realização das provas), Mônica Maria Montenegro, garante que não, já que pelas características da escola, até 20% de faltosos é considerado normal. Isso porque o Cefet é uma escola com certas peculiaridades.
Com 100 anos de existência, desde 2006 ela oferece três modalidades de ensino: cursos de nível médio, técnico e superior. A escola possui também um sistema integrado de ensino que une o técnico ao nível médio em quatro anos, após os quais os alunos estão aptos a concorrer a qualquer vestibular.
Nas escolas tradicionais são apenas três anos. “Alguns se inscrevem, mas depois param para pensar melhor e apesar das vantagens do ensino integrado, acham que um ano é muito tempo e desistem, preferem o ensino médio tradicional. Além do mais existem um grande número de instituições que realizam processos seletivos na Paraíba”, explica Mônica.
Ela explica ainda que parece mais vantajoso para o aluno cursar o sistema integrado, pois caso não seja aprovado no vestibular, já possui um grau de qualificação profissional. “Acho vantajoso porque se termina o ensino médio muito jovem, muitas vezes sem saber direito que caminho seguir e ter a formação técnica já pode indicar um caminho”, defende.
wscom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog