Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de abril de 2010

Pe. Francisco diz que críticas à retidada de imagens sacras não têm fundamento


Padre Francisco de Almeida se disse indignado com o debate ocorrido esta semana em torno de um assunto sem o menor cabimento, segundo ele, quando muita gente foi às rádios criticar a retirada de imagens sacras das paredes das enfermarias do Hospital Regional Janduhy Carneirro. Confira abaixo a opinão do conceituado padre da Diocese de Patos abaixo. 

Uma causa que não é
Por Pe. Francisco Almeida
Causa-me espanto a forma como discussões de assuntos secundários ganham projeção e proporções exageradas. Nos últimos dias em nossa cidade uma “pseudo-polêmica” veio à tona nos meios de comunicação locais, incitada por ouvintes e comentaristas virtuais de sites e blogs. A mesma dizia respeito a “indignação” da população patoense pelo fato de imagens sacras terem sido retiradas de enfermarias do Hospital Regional de Patos. Os programas de rádios locais abriram – cumprindo a sua função -  os seus microfones para a participação e opinião da população. Nessas horas vale tudo, cada um que queira ser o mais autorizado a debater o assunto. É aí onde mora o perigo, desvirtua-se o tema e começam a surgir versões e fatos que fogem completamente da realidade do acontecido. Acusações são feitas sem nenhuma prova, fatos são distorcidos, justificativas infundadas são apresentadas e a confusão torna-se absolutamente incontrolável. A verdade é que um tema extremamente secundário pode acabar prejudicando os reais interesses e desafios de uma instituição como o Hospital Regional de Patos.
Desconfio que os grandes “indignados” com a retirada das imagens das enfermarias nem sejam tão cristãos católicos como aparentemente se mostram, cristãos católicos conscientes não costumam agir com agressividade, desequilíbrio e desrespeito como percebi na fala de muitos que utilizaram programas de rádio para manifestaram sua repulsa pelo acontecido. Opiniões serenas, equilibradas e fundamentadas são extremamente necessárias para a construção da maturidade e do debate democrático em nossa sociedade, não sendo assim, somos invadidos e perturbados por um senso comum atabalhoado e por agitadores de plantão que vivem em busca de um pretexto para descarregarem suas emoções reprimidas. Louvo o debate construído com níveis éticos; o contraditório enriquece a dinâmica político-social da nossa cidade, porém o debate  precisa ser mantido e norteado pelo bom senso e pelo respeito à individualidade de cada ator social.
Solidarizo-me, pois, com a diretora do Hospital Regional de Patos - Dra. Paula -  que vem, pouco por vez, revelando-se uma administradora zelosa e competente tentando implementar medidas e estruturas que visam melhorar a assistência à população em uma instituição tão historicamente marcada por vícios prejudiciais aos sujeitos da saúde pública. Os desafios são muitos,  provavelmente ela não vai conseguir superar todos, mas, ao meu vê, ela tem-se saído muito bem.
Assim sendo, espero que a população tome consciência do quanto essas “pseudo-polêmicas” podem atrapalhar ações maiores que tendem a melhorar significativamente as condições daquela instituição de saúde.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog