Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Faculdades Integradas de Patos parabenizam dia do Jornalista



Tendo em vista que o dia do Jornalista é comemorado nesta quarta, 07, as Faculdades Integradas de Patos, juntamente com o Curso de Comunicação Social, parabenizam todos os jornalistas, assim como os acadêmicos de Jornalismo da Instituição de Ensino, pelo relevante papel que exercem dentro da sociedade.

De acordo com o coordenador, Flaubert Paiva, a classe jornalística é uma das principais responsáveis pela formação da opinião pública. “É através deste profissional que os fatos, as notícias, as matérias, as reportagens, as entrevistas, entre outros gêneros jornalísticos, chegam às casas de milhões de pessoas”, afirmou.

Flaubert Paiva aponta para a importância que o papel jornalístico tem em divulgar a veracidade dos fatos. “Nós temos a possibilidade de, através da notícia, principal composição do trabalho do jornalista, ter uma sociedade mais orientada, esclarecida e instruída acerca dos assuntos que são de interesse de todos”, enfatizou.

O coordenador lembra também que o jornalista é, antes de tudo, o principal mediador entre a informação e a comunidade para o qual atua. “A função que esse profissional tem é de extrema responsabilidade, no instante em que ele detém a competência para a disseminação das notícias.

A estudante do 1º período, Fernanda Araújo, explica que optou fazer vestibular para Jornalismo, pois, além do mesmo fazer parte da área de Comunicação Social, é um curso que abrange diversos segmentos. “Outra razão que me levou a escolher tal profissão é saber que um dos componentes curriculares do curso é o ´Fotojornalismo´, sendo um setor que pretendo atuar futuramente”, afirmou.

Fernanda Araújo ressalta ainda que uma boa Instituição de Ensino é fundamental para a escolha de uma graduação. “Assim como todos os alunos que ingressaram neste semestre letivo, estou bastante satisfeita com a estrutura oferecida pelas FIP para o Curso de Jornalismo, que disponibiliza de amplos laboratórios de rádio, TV e fotografia”, explanou.

O dia do Jornalista é uma homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, na cidade de São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.  
Foto:Metódio Leitão

Nenhum comentário:

Arquivo do blog