Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 8 de abril de 2010

FIP e Hospital explicam retirada de imagens das enfermarias



Esta semana surgiu na cidade de Patos uma polêmica que teve como foco a retirada de quadros com imagens sacras das enfermarias do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. O fato chegou a ser taxado por algumas pessoas desavisadas de discriminação religiosa.  Uma falha de comunicação da instituição hospitalar e coordenadoria de trabalhos extensivos das FIP - Faculdades Integradas de Patos, através do curso de Biomedicina, impossibilitou essas mesmas pessoas conhecerem os reais motivos dessa remoção.
O Janduhy Carneiro experimenta desde o ano passado importante processo de qualidade no atendimento com a implantação do classificação de risco, reformas e adequação de equipamentos na urgência e emergência com intuito de melhorar a resolutividade, acabar com as filas, algo bastante comum no sistema público de saúde, bem como qualificar e dar maior segurança aos funcionários. Essa é a política de humanização preconizada pelo Ministério da Saúde e perseguida pelo Hospital.
Um importante programa em biossegurança vem capacitando todos os servidores do Hospital. Mas, além disso, permitindo ações que visam reduzir do índice de infecção hospitalar, atendendo, inclusive, determinações dos órgãos de controle sanitário.
Segue em anexo relato do coordenador do projeto de biossegurança implantado no Janduhy Carneiro.


ESTRATÉGIAS DE AÇÃO EM BIOSSEGURANÇA
Faculdades Integradas de Patos – FIP
Projeto de extensão FIP & Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro

INFORMATIVO

A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em ambientes de saúde (Caixeta & Barbosa-Branco, 2005), não só por abordar medidas de controle de infecções para proteção dos usuários (trabalhadores, pacientes, colaboradores e população em geral), mas por ter um papel fundamental na preservação do meio ambiente.

As Faculdades Integradas de Patos – FIP, iniciou em 2009 um projeto de extensão com objetivo de implantar ações estratégicas de cuidados em biossegurança nas instalações do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro em Patos-PB, para minimizar casos de infecção hospitalar e promover um ambiente de trabalho mais seguro. Dentre essas ações foram realizados treinamentos aos funcionários e algumas alterações físicas também se fizeram fundamentais nesse processo, como por exemplo, retirada de vasos decorativos, alguns móveis e quadros (de qualquer gravura ou imagem) independente de qualquer razão, a não ser a de eliminar focos de sujeira e conseqüente depósito de microorganismos que provocam infecções.

Esse projeto está totalmente fundamentado em artigos científicos e métodos atuais de prevenção de infecção hospitalar, além de ser livre de qualquer conflito de interesse.

Jorge Luiz Araújo Filho
Coordenador de biossegurança das FIP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog