Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 5 de Abril de 2010

DA RIQUEZA

        O conceito de riqueza e pobreza é muito relativo. Vejamos. Um dia, um homem muito rico, morador da capital, resolveu que seu filho adolescente deveria conhecer o interior. Saber de onde vem os alimentos, como vivem as pessoas pobres etc., isso ajudaria na sua formação.

         Viajaram algumas horas e decidiram parar em um sítio à beira da estrada. O pai não conhecia os donos, mas achou que aquele local, muito  humilde, seria perfeito para mostrar  ao filho as diferenças de sua vida  e a de uma família pobre. Passaram um dia e uma noite com a família. O filho logo fez amizade com as crianças e os adolescentes e saiu para desbravar um ambiente que jamais havia visto: plantações, muito mato, e muitos bichos...

         Quando retornaram da viagem, o pai quis logo saber o que o filho aprendera, quais experiências vivenciadas,  e sobre o modo de vida dos novos amigos.
– “Como foi a viagem? – perguntou.
– “Muito boa, pai” -, respondeu o filho.
- "Por que assim tão boa!" - exclamou o pai.
– "Eu vi que nós temos um cachorro e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada de luz, eles têm a luz das  estrelas e da lua. Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles tem uma floresta inteira. Eu tenho a sua companhia poucas horas por dia, eles passam todo o dia juntos, partilhando a vida. Eu passo o dia trancado na escola ou em casa, eles vivem correndo pelo campo, subindo árvores, brincando no jardim".
        
           O pai já estava pasmo, muito pensativo, ficando mais ainda quando o garoto acrescentou:
        
- "Obrigado, papai, por me mostrar o quanto pobre nós somos". Em seguida voltaram para casa, o garoto sorridente e feliz e o pai numa melancolia reflexiva.

 7 de abril - dia mundial da saúde. Tema 2010 - Urbanismo e Saúde - Celebremos!

 Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog