Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de dezembro de 2009

Pediatras de Patos são capacitados para realizarem teste do olhinho




Aconteceu na manhã deste sábado, 12, no Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho de Patos, uma capacitação para realização do teste do olhinho, oferecida pela Sociedade Paraibana de Pediatria e Clínica de Vacinas Proteger, tendo como público alvo  pediatras desta cidade. A ministrante foi Maria do Socorro Martins, responsável pelo setor de neonatologia do Hospital Universitário de Campina Grande e integrante do ISEA – Instituto Saúde Eupídeo de Almeida.
De acordo com Socorro Martins, pediatras de todas as maternidades paraibanas estão em processo de capacitação, recebendo essa habilitação para realizar o teste do olhinho, que deverá ser obrigatório em todo o Brasil. Hoje já são obrigatórios os testes do pezinho e da orelhinha. O teste do olhinho permite identificar doenças congênitas que possam causar cegueira, a exemplo da catarata, glaucoma, estrabismo, tumores intra-oculares que precisam ser cuidados precocemente.  
O teste é feito com o uso de uma lanterninha e oftalmoscópio, devendo ser realizado prioritariamente nos recém-nascidos, mas os cuidados devem se estender para crianças de qualquer idade. Surgido nos Estados Unidos há aproximadamente cinco anos, o teste do olhinho é mais uma importante ferramenta para minimizar os problemas de saúde que ocorrem nas crianças brasileiras. “A cada dez mil nascidos vivos no Brasil um apresenta alguma doença congênita. Sendo detectada cedo pode ser tratada”, diz a médica Socorro Martins. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog