Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 07/12/09
Reflexões de Wilame Jansen.
Wilame Jansen é um patoense que mora em Recife há muitos anos. É um grande pensador, tendo uma produção literária invejável. Do seu livro “Na curva do rio”, adaptamos as reflexões abaixo, as quais pela relevância e conteúdo devem ser lidas e repassadas, sobremaneira para aqueles que desejam entrar na política.
1. A política é uma arte que tem a força de aproximar inimigos e de afastar sinceras amizades.
2. Cautela com os bajuladores, os ditos “mui amigo” – eles o trairão mais rapidamente, pois são com mais facilidade levados pela inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos. Quase sempre um ex-inimigo lhe será mais fiel do que o puxa-saco, o dito “mui amigo”, isso deve ao fato de que o ex-inimigo tem mais é que provar lealdade. Na verdade, você terá mais a temer por parte dos ditos “mui amigo” do que dos inimigos ou adversários.
3. Saiba com quem está lidando e nunca ofenda a pessoa errada. No mundo há tipos diferentes de pessoas, e você não pode esperar que todas reajam da mesma forma às suas estratégias, suas divergências de opinião. Negue um pedido a certas pessoas e elas vão passar o resto da vida procurando se vingar de você. São lobos em pele de cordeiro. Portanto, cuidado com os adversários e, mais cuidado ainda, com os correligionários, estes deterão mais conhecimento e informações sobre suas estratégias.
4. Fuja da timidez, pois ela é perigosa. O melhor é sempre agir com coragem, mesmo que fira seus sentimentos. Político trabalha com a racionalidade, impessoalidade. Lembre-se que todos admiram o corajoso, ninguém louva o tímido. Qualquer erro cometido com coragem é facilmente corrigido com mais coragem.
5. Controle sempre as opções: quem deve dá as cartas é você. Despreze o quer vier de graça. O que é oferecido de graça é sempre perigoso – em geral é um ardil ou tem uma obrigação oculta. Se tem valor, vale a pena pagar, pois pagando você se livra de problemas de gratidão e sentimento de culpa.
 6. A maior glória na arte da guerra é vencer sem necessidade de lutar. Na política, a maior arte não está em conseguir a vitória, mas sim o consenso.
7. Evite tomar decisões com medo ou com raiva. Reações emocionais são contraproducentes para o político, aliados e adversários.
 
Que Deus esteja conosco.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog