Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 14 de maio de 2009

UTI do Hospital Regional de Patos ganha laboratório virtual




A UTI do Hospital Regional de Patos, Dep. Janduhy Carneiro, ganhou esta semana um gasômetro, aparelho que funciona como verdadeiro laboratório virtual, realizando em dois minutos, de forma rápida e simultânea, diversos exames laboratoriais. O aparelho, que tem custo no mercado de R$ 50 mil e que armazena até 6 mil resultados de pacientes, permite aos médicos diagnosticar com maior precisão o quadro clínico do doente.
Para aprender a manusear o equipamento de atendimento de cabeceira do paciente (point of care), dez médicos e dez enfermeiras que atuam na UTI estão recebendo a capacitação, hoje e amanhã (sexta-feira 15) ministrado pelo técnico da empresa Bio Sistems, Gilberto Gil Alves. Ele explicou que há, com o uso do gasômetro, grande praticidade e ganho de tempo na realização dos exames. O aparelho realiza, dentre os exames, lactato, glicose, hematócrito, Potássio, Sódio e calcula outros 12 parâmetros.
O treinamento para os profissionais de saúde consiste em conhecer o gasômetro, treinamento com usuário, controle de qualidade e troca do cartucho do aparelho, o qual possui todos os acessórios para os exames: reativos, biossensores, esgoto e agulha de amostra. “Ao fazer uso do aparelho, quando o médico for oferecer seu diagnóstico, terá maior segurança. O risco clínico é praticamente zero”, explicou o técnico Gil Alves. Na medida em que os médicos e enfermeiras são capacitados já passam a utilizar o gasômetro.
A diretora do Hospital Regional de Patos, Paula Maia Gouveia, disse que o aparelho é uma importante conquista para os pacientes em estado mais crítico, atendidos na UTI. “Estamos lutando arduamente para garantir melhores serviços aos nossos usuários. Modernizar o atendimento é algo essencial e que dar maior segurança a todos”, comentou.

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog