Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Governo abre comportas de Acauã para evitar enchentes


O Governo do Estado, através da Defesa Civil e da AESA, vai abrir às 8h30 desta sexta-feira (15) as comportas da Barragem de Acauã. Segundo o coronel Sinval Pinheiro Borges, gerente executivo da Defesa Civil estadual, a abertura visa conter de enchentes do Baixo Paraíba, esperada para a estação chuvosa desse ano.
Com a abertura das comportas a Defesa Civil alerta as populações ribeirinhas dos municípios de Salgado de São Felix, Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipú, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Bayeux e as comunidades de Porto do Capim, Tanque, Aratu, ambas na Ilha do Bispo e Beira da Linha, no Bairro do Alto do Mateus.
A Barragem de Acauã está sangrando desde o final da tarde dessa quarta-feira. De acordo com a Defesa Civil já está com lâmina de 50 centímetros. A abertura, segundo o coronel Sinval é necessária por causa da sangria do Açude de Boqueirão, que até a manhã de hoje 1,20 metros de lâmina.
Sinval informou que a Defesa Civil está monitorando todas as precipitações pluviométricas que estão ocorrendo na Paraíba, como também os açudes. O órgão está com equipes de plantão para atender qualquer chamado de emergência, seja por parte da população, ou por solicitação das Coordenadorias da Defesa Civil municipal.
Segundo Sinval, os açudes estão sangrando dentro da normalidade, sem causar transtornos. Na região do Sertão a bacia do Rio do Peixe vem aumentando o volume em conseqüência das chuvas, provocando alagamentos na cidade de Sousa.

Da Redação com Ascom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog