Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Rio Espinharas terá seu dia no calendário municipal

Marcos Eugênio

O vereador petista, Edileudo Lucena apresentou na noite desta quinta-feira 04 na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, projeto criando o Dia Municipal do Rio Espinharas. O objetivo é tornar esse dia, 24 de novembro, um dia de luta e ações por parte do governo municipal e sociedade organizada, na revitalização do rio, que agoniza pela ação do homem que o agride a todo instante, seja jogando todo tipo de lixo em seu leito, desmatando às suas margens, construindo praticamente em seu leito, gerando uma série de transtornos para o meio ambiente.
Pela lei o Executivo Municipal fica com a responsabilidade de fazer o replantio de suas matas ciliares, monitorar a qualidade de suas águas e fiscalizando do uso de seu espaço, além de discutir e apresentar propostas que garantam a sobrevivência do Espinharas. “É importante que cada patoense desperte o senso de conscientização em prol da conservação de todo o ambiente que envolve esse importante rio para nossa cidade”, enfatizou o autor do projeto.
Uma das cenas mais comuns na cidade de Patos tem sido o desrespeito à lei municipal de maio de 1.999, que proíbe se jogar esgotos sanitários nos rios. Porém basta percorrer um trecho do rio Espinharas para ver a quantidade de imóveis que ajudam a poluir o Espinharas. Na manhã desta sexta-feira acontece uma manifestação em sua defesa. Várias entidades, instituições de ensino, clubes de serviços vão entregar ao prefeito Nabor Wanderley e ao presidente do Legislativo, Marcos Eduardo, um documento pedindo providências em relação à revitalização do referido rio.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog