Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Entidades de Patos se unem em prol da revitalização do Rio Espinharas



Marcos Eugênio

Esgotos, lixo, dejetos sanitários, construções irregulares às margens e plantio em seu leito. O velho Rio Espinharas de Patos-PB há anos sofre pela ação do homem e da ausência de políticas públicas que o revigore, que lhe dê vida. Vez em quando o rio responde inunda ruas inteiras, levando para dentro das residências boa parte daquilo que jogamos em seu leito, desalojando famílias, causando destruição.
Visando cobrar maior compromisso dos órgãos públicos, conscientizar a população para que desperte maior respeito com o rio que corta a cidade, sendo importante escoador das águas dos reservatórios e para a fauna e flora ao longo de seu percurso, diversas entidades, organizadas pelo professor Luiz Lima de Aquino, com apoio do Colégio GEO, realizam no próximo dia 05 às 9h da manhã na Praça Getúlio Vargas, um ato público.
Da manifestação devem participar escolas, universidades, clubes de serviços, igrejas, ambientalistas, órgãos públicos, ONGs, todos no mesmo objetivo, a revitalização do Espinharas. O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Eduardo, estão sendo convidados para o ato. Na ocasião estes receberão projetos de revitalização do rio e será pedido empenho destes na concretização das solicitações em prol do meio ambiente.
Segundo Lima, os estudantes partirão de suas escolas em caminhada até a Praça, portando cartazes e faixas, levando o ideal de conservação do Rio Espinharas para a população. “Nossa meta é fazer com que a sociedade patoense se engaje nesse movimento em prol da revitalização de nosso rio”.
A poluição existente hoje no Espinharas tem sido motivo de diversos estudos, inclusive de pesquisadores da UFCG, preocupados com os efeitos negativos ao meio ambiente, decorrentes da falta de consciência da população e descaso das autoridades para um problema como tem a crescente agressão ao Rio Espinharas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog