Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Central de Transplantes de Patos capta córnea e envia para João Pessoa



Nessa reestruturação que o Hospital Regional de Patos Dep. Danduhy Carneiro vem passando, ao longo dos últimos dois meses, um setor que já apresenta resultados positivos é a Central de Transplantes. Ontem conseguiu captar uma córnea, já enviada para a Central de João Pessoa, onde acontece os transplantes, atendendo a fila de espera. Em seis anos de funcionamento esta é apenas a quarta captação do órgão, sendo que as três primeiras não foram aproveitadas, frustrando os pacientes que aguardavam voltar a enxergar.
A psicóloga Suênia Batista explicou que hoje existe total apoio à Central de Transplantes, seja pela direção, dos médicos, enferemeiras. “O fluxo de informações torna nosso trabalho mais eficaz. Existe um compromisso de todos para que a captação e consequentemente o transplante obtenha sucesso”, explicou Suênia.
Hoje trabalham na Central de Transplantes do Regional de Patos oito profissionais, sendo quatro da enfermagem, duas psicólogas e duas assistentes sociais, equipe esta coordenada pela enfermeira Jordânia Xavier. Apesar da importância da doação do órgão, ainda falta conscientização da população. A Central pretende realizar um trabalho informativo com a sociedade visando ampliar a captação de córneas na cidade.
A psicóloga diz que o primeiro passo para a doação do órgão é a boa vontade da família. São recolhidas as córneas de pessoas que tinham de 3 a 80 anos, desde que não tenham morrido de doenças infecto-contagiosa. A equipe médica tem apenas seis horas para captar a córnea após a morte do paciente. Após a captação o órgão é enviado para João Pessoa e segue-se uma lita de espera, beneficiando o primeiro da fila, um sistema adotado em todo o país.

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog