Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de março de 2009

Agricultura de Quixaba com novas propostas para o campo


Seguindo os mesmos moldes da atual gestão, onde a visão empreendedora se faz presente em cada ação, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, vem mostrando, através de projetos e iniciativas voltadas para o campo, as potencialidades da região. Com o objetivo de beneficiar diretamente o homem do campo, que já conta com todos os lotes de terras cortados, prontos para serem semeados, a Secretaria de Agricultura traz aos produtores mais duas variedades de sementes.
“Além das sementes de cultura de subsistência como o milho e o feijão, também estamos trazendo uma variedade de gergelim e amendoim, das quais recebemos através de uma doação da Embrapa 5 Kg para serem distribuídas. Todos eles se desenvolvem muito bem em nossas condições climáticas”, disse o secretário de Agricultura, Luciano Bezerra (foto).
Ele explicou que o gergelim BRS Seda, por exemplo, tem um potencial de produção entre 900 e 2.300 kg por hectare. Já o feijão Marataoã, desenvolvido pela Embrapa Bio-Norte pode chegar a oferecer 1.600 Kg por hectare. Com o crescimento das plantações de milho e o girassol, esta última para experimento, possibilitará brevemente a implantação no Município de um banco de sementes, que será mais um benefício para o agricultor quixabense.
A criação de ovinos e caprinos no município também está ganhando espaço. “Esta semana recebemos produtores do nosso Estado e alguns também de Pernambuco, que vieram conhecer de perto nossos rebanhos de caprinos e ovinos. Todos eles gostaram muito, enfatizaram a qualidade genética dos rebanhos, manejo e no que se diz respeito às pastagens para alimentação”, enfatizou o secretário.
Pronaf – O prefeito Júlio Cezar, bastante preocupado com o alto índice de inadimplência dos produtores locais junto ao Pronaf, o que havia provocado o corte de novas linhas de crédito do programa, convocou uma reunião com todos os interessados para discutir o problema. Do encontro ficou acordado que as dívidas seriam renegociadas. A iniciativa do Poder Municipal teve total apoio da Emater e do Sindicado dos Trabalhadores Rurais. “Com a renegociação dessas dívidas será possível a abertura de novas linhas de crédito, tão importantes para os pequenos produtores de nossa localidade”, explicou Cezar.

Amanda Pereira (Assessoria)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog