Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Patos celebra Dia Municipal contra Fumo nesta sexta-feira


A Vigilância Sanitária de Patos comemora nesta sexta-feira, 14, o Dia Municipal contra Fumo. Patos foi o primeiro município brasileiro a instituir a lei de luta contra o tabaco, em 16 de novembro de 2007, data antecipada este ano por ter caído no domingo. A programação acontecerá no auditório da Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, na Rua Horácio Nóbrega, bairro Belo Horizonte, com abertura às 8h30 pelo prefeito Nabor Wanderley, que vai falar sobre o pioneirismo em termos de técnicas funcionais em Vigilância Sanitária.
Na seqüência haverá palestra proferida por André Luis Rodrigues – chefe da unidade de controle de produtos derivados de tabaco, que vai tratar dos prejuízos ao organismo em decorrência do uso do fumo. Para finalizar, será exibido um filme documentário mostrando situações adversas do fumo no contexto ativo e passivo. O diretor da Vigilância Sanitária de Patos, sanitarista Petrônio Souto Gouveia, disse que há o que se comemorar neste primeiro ano de instituição da lei que proíbe consumo de cigarro em ambientes fechados. Explicou que está havendo compreensão dos empresários e consciência dos trabalhadores, como também dos consumidores, que respeitam os ambientes fechados.
Na lei não estão previstas apenas atividades de fiscalização e punição. Existe, e é bastante trabalhada, a parte educacional, de conscientização para esse que é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, o tabagismo. Diversas escolas foram visitadas pelos técnicos e profissionais de saúde, que proferiram palestras para alunos, professores e funcionários. A escola é bastante visada por ser considerada uma ramificação da família e a informação se torna mais abrangente à medida que o conhecimento é levado pelos estudantes para casa.
Assessoria
foto:www.amata.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog