Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Palestras marcam Dia Municipal Contra Fumo em Ambientes Fechados


Autoridades sanitárias compareceram na manhã de hoje ao auditório da Câmara Municipal de Patos para participar das comemorações do Dia Municipal Contra Fumo em Ambientes Fechados. Na programação palestras e debates, com muitas informações, acerca do tabaco, transmitidas ao público presente, estudantes de escolas públicas e privadas.
Patos, por ter sido o primeiro município brasileiro a instituir a lei contra o fumo em ambiente fechados, serve de exemplo para os demais da região, segundo Jorge Alberto Molina (foto), diretor da Agevisa, que proferiu palestra enfocando o tema: Tabagismo: Glamour e morte. “Esse tipo de campanha contra o uso do tabaco, que prioriza os jovens, tem sido bastante importante no tocante a educação, a fim de proteger a saúde dessas e das futuras gerações”, comentou Molina. Acrescentou que ao longo do tempo, com a participação ativa e integrada da sociedade, as pessoas terão consciências dos efeitos maléficos do cigarro.
Molina disse que o tabagismo é uma doença transmitida pela propaganda, sendo preciso trabalhar todas as formas de combate, principalmente via educação, levando informações precisas sobre o cigarro à juventude. “O cigarro é uma máquina preparada para provocar dependência, por isso são necessárias campanhas de conscientização, em especial com o público jovem”, enfatizou.
Venda ilegal
André Luiz, representante do Ministério da Saúde, que falou dos Desafios da Regulação do Tabaco, comentou que a Anvisa tem trabalhado muito para conhecer bem o produto, o cigarro, que é altamente complexo e que mata de várias formas. Segundo, tentar impedir o acesso de crianças e adolescentes a esse produto, e terceiro, oferecer tratamento para quem deseja parar de fumar. Ele aponta dois problemas que dificultam a aplicação da lei que proíbe a venda de cigarros para menores. Um de ordem estrutural de governo, que não consegue chegar a todos os lugares para fiscalizar, e o outro de cidadania, cabendo a cada pessoa ao presenciar essa venda irregular, denunciar aos órgãos competentes.
O Dia Municipal Contra o Fumo em Ambientes Fechados completa um ano em Patos neste domingo. A educação tem sido a principal arma no combate ao fumo na cidade. Segundo o sanitarista Petrônio Gouveia, do departamento de Vigilância Sanitária local, hoje a maioria dos empresários patoenses já são parceiros desse trabalho de conscientização sobre os riscos do consumo do cigarro.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog