Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Formada Frente Parlamentar em Defesa do Piso dos Professores


Será lançada na próxima semana a Frente Parlamentar pelos em Defesa do Piso de R$ 950,00 para os professores. A iniciativa contrapõe-se à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos governadores do Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A ação dos governadores contra o pagamento do piso nacional salarial dos professores vem recebendo criticas de diversos parlamentares na Câmara dos Deputados. A Deputada Federal Alice Portugal (P C do B-BA), membro da comissão de educação, afirmou que a idéia é defender a constitucionalidade da lei que estabelece o piso salarial do magistério e extorsão é tratar os professores, por mais de 200 anos, como subcategoria no País.
Para o presidente do SINFEMP José Gonçalves (foto), que participou da mobilização em Brasília, a alternativa para garantir o pagamento do piso é a mobilização dos professores através de seu sindicato. "Caso os professores não estejam dispostos a lutarem pela implantação do piso, dificilmente os prefeitos irão se sensibilizar com isso", destacou Gonçalves.
Não podemos admitir o que os governadores e diversos prefeitos estão querendo que é justamente transformar o piso em teto, pois querem incorporar as gratificações e outras vantagens ao valor do piso. Como afirmara o Senador Cristovam Buarque, “o que fizemos na lei é o correto, colocamos que piso é piso e teto é teto; as vantagens ou gratificações que os professores, por acaso tenham, devem ser agregados para além do valor do piso, que hoje é de R$ 950,00”, disse.
No dia 16 de dezembro será realizada mais uma paralisação nacional em todo o País e o presidente do SINFEMP convoca todos os professores da base territorial a paralisarem suas atividades e virem para as ruas demonstrar a sua insatisfação com o que está ocorrendo, não apenas pelo pagamento do piso, como também pelo pagamento dos precatórios. SSefundo José Gonçalves, o Sindicato está fazendo suaparte, falta apenas o apoio e a participação de todos os professores.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog