Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 7 de agosto de 2010

São Mamede participa da semana mundial de aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mamede culminou na última quinta feira (05) as atividades alusivas a Semana Mundial da Amamentação, celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto. As equipes de Saúde da Família desenvolveram durante a semana diversos momentos com vários segmentos do Município, em especial com os Grupos de Gestantes e Puérperas dos programas sociais aqui desenvolvidos.
 
A Semana Mundial da Amamentação foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action - Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é comemorada desde 1992, em mais de 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

A cada ano, a WABA define o tema central da campanha, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo. O tema definido para 2010 é "Iniciativa Hospital Amigo da Criança" (IHAC). A IHAC foi criada há vinte anos, a partir da Declaração de Innocenti, na qual foram determinadas metas e objetivos para a promoção da amamentação exclusiva até os quatro ou seis meses, e continuada até o segundo ano de vida ou mais.

Em São Mamede, a Secretaria Municipal de Saúde, através do empenho dos profissionais do PSF (Programa de Saúde da Família), em parceria com os Acadêmicos do Curso de Fisioterapia das FIP (Faculdades Integradas de Patos), realizou uma manhã de atividades com o Grupo de Gestantes e Puérperas da Casa da Família no Ambulatório da APAMI (Associação de paoteção a Maternidade e a Infância).

A Secretária de Saúde - Enfermeira Suely Medeiros - abriu a manhã com sua fala de boas vindas ao grupo, reforçando o interesse da instituição em promover o aleitamento nos atendimentos da Atenção Básica. Eva Bezerra, atual Diretora da APAMI tambem reforçou em seu discurso a importância do gesto de amamentar.

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia - Genicleudo Nogueira e Amanda Rangel - iniciaram as atividades com uma palestra sobre "Postura Corporal" direcionada especificamente as gestantes, seguida de uma miniaula de alongamento e relaxamento.

O Nutricionista da APAMI, Dr. Segundo, seu sequencia as atividades falando ao grupo sobre "A importância da alimentação balanceada na prática da amamentação", sendo compementado pelo Odontólogo da USF 2, Dr. Paulo Leonardo, que falou acerca da "Higiene Oral do Recem Nascido".

Seguindo-se as palestras, as Enfermeiras Régia Lopes e Karine Formiga, conduziram o grupo num tour pelas dependências da APAMI, onde conheceram as salas de Parto e o Centro Cirúrgico, fazendo com que o momento do Parto seja mais tranquilo, já que todas ficaram familiarizadas com os ambientes.

Encerrando a manhã de atividades, o grupo se confraternizou num café da manhã e na entrega de kits as futuras mães, feito pela equipe da Casa da Família. 

saomamede.net

Nenhum comentário:

Arquivo do blog