Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Polícia desencadeia Operação Liberdade em Patos



Uma operação conjunta, denominada Liberdade, envolvendo 120 policiais militares e civis, foi desencadeada na manhã desta terça-feira na cidade de Patos, para cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão e, consequentemente, prisões em flagrante. Logo de madrugada 80 PMs, 40 civis, dez delegados, dez escrivães, 20 agentes, todos comandados pelo secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), Gustavo Ferraz Gominho.
As diligências visitaram os pontos considerados mais visados pelo tráfico de drogas, razão maior da operação, segundo disse ao pbnoticias Gominho, tendo em vista 80% dos crimes de homicídios ocorridos na Paraíba tem como pano de fundo as drogas. Operação Liberdade, segundo Gominho, porque os usuários são verdadeiros escravos das drogas e a ação policial visa prender os traficantes, dando assim liberdade para que as pessoas fiquem livres dos entorpecentes.
Até o momento treze pessoas foram detidas por tráficos. Em uma residência, no bairro São Sebastião, foi apreendido aproximadamente um quilo de cocaína pura, droga esta localizada pela cadela farejadora Laika, que deu grande contribuição na operação, prisão e apreensão de drogas e arma de fogo com Negão, acusado de vários crimes, inclusive homicídios na Paraíba. Houve apreensão também de revólver calibre 38 com munições, pedras de crack, frascos de loló e várias CPU’s em uma lan house na avenida Lima Campos. Informações da Polícia dizem que a lan house servia para pedidos de drogas. Beco da Cola, no Bairro da Vitória, foi um dos locais que receberam a visita da polícia, local conhecido pelo tráfico.
Gominho explicou que esse tipo de operação, que começou em João Pessoa, e agora em Patos, cidades que necessitavam com maior urgência trabalho desse tipo, terá continuidade em outras cidades. Questionado se a Polícia Federal tem contribuído nesse trabalho de investigação, Gominho disse que não havia necessidade, tanto da PF como da Polícia Rodoviária federal. “Não significa que não haja parceria com essas polícias. É que consideramos que tínhamos como desenvolver essas ações pela própria PM e Civil”, disse o secretário, ex-delegado da PF. O serviço de inteligência trabalhou 25 dias para fazer esse levantamento que culminou com 38 mandados de busca.
Conter a violência que cresce na Paraíba a partir da prisão de traficantes tem sido o objetivo dessas operações desencadeadas pelo Segurança Pública do Estado. Mas, com o aparato policial, principalmente da Federal, não se consegue prender os traficantes com grande intensidade nos focos de produção de drogas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog